Paradesporto de São José segue em alta e conquista mais títulos
29/09/2025 15:21
São José dos Campos reafirma o protagonismo no paradesporto brasileiro
São José reafirma o protagonismo no paradesporto brasileiro: equipe de bocha do Athlon foi destaque no Campeonato Paulista - Foto: Divulgação

Lucas Lemes
Esporte e Qualidade de Vida

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte (LIF), colhe mais um saldo positivo no fortalecimento do paradesporto. O Instituto Athlon, referência nacional e internacional, teve desempenho expressivo em três competições realizadas no último fim de semana, com conquistas no goalball, atletismo e bocha paralímpica.

Goalball: título estadual em casa

São José dos Campos voltou a ser palco de grandes emoções com as finais do Campeonato Paulista de Goalball 2025, realizadas no Ginásio Cidade Jardim. O Athlon foi o grande destaque ao colocar as duas equipes nas decisões.

No masculino, o time joseense campeão mundial venceu o Santos por 13 a 4 e garantiu o título estadual diante da torcida. Já no feminino, após empate no tempo normal e prorrogação, a decisão foi para os pênaltis, e o Athlon ficou com o vice-campeonato para o Sesi por 6 a 5.

Atletismo: 30 medalhas na Copa Paulista

No Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, a equipe conquistou 30 medalhas na 2ª Copa Paulista de Atletismo FPDC 2025 – sendo 12 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze. O desempenho rendeu a 5ª colocação geral com 76 pontos.

A grande referência foi Rafael Vilas Boas Simões, eleito atleta destaque da competição após excelentes resultados nas provas de 1500m e 5000m.

Bocha: classificação para o Regional Sudeste

Na VI Etapa do Campeonato Paulista de Bocha Paralímpica – Classe BC3, em Suzano, os 10 atletas do Athlon confirmaram presença no Campeonato Regional Sudeste. Entre os principais destaques estão Evani Calado, finalista no feminino, e Gabriel Serafim, classificado para a final masculina. A jovem Geovana Yasmin também brilhou ao disputar a medalha de bronze em sua primeira competição adulta.

Com resultados expressivos em três modalidades, São José dos Campos reafirma o protagonismo no paradesporto brasileiro e projeta novos desafios para o restante da temporada de 2025.


MAIS NOTÍCIAS
Esporte e Qualidade de Vida

×