Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania
O Cedin Maria Aparecida Segolin Rezende, localizado no Residencial Pinheirinho dos Palmares, abriu as portas nesta sexta-feira (26) para receber a comunidade escolar durante a Mostra Cultural Vivências e Experiências 2025. Durante o evento, foram apresentados os trabalhos produzidos pelos alunos de todas as turmas ao longo do primeiro semestre, em um momento repleto de cores, aprendizados e emoção.
A mostra não foi apenas uma exposição de trabalhos, mas um espaço para que os alunos se sentissem protagonistas de sua própria aprendizagem. Por meio de atividades lúdicas, artísticas e pedagógicas, as crianças exploraram ideias, expressaram seus sonhos e desenvolveram habilidades cognitivas essenciais, como criatividade, raciocínio lógico, percepção e comunicação.
O espaço da Mostra Cultural ganha vida com cores, trabalhos expostos e a presença da comunidade | Foto: PMSJC
Letícia Martins, diretora da unidade, reforçou a importância de valorizar cada criança durante o processo. “Essa mostra é muito mais do que apresentar trabalhos. É sobre reconhecer o esforço, o talento e a criatividade dos nossos alunos", destacou.
"O intuito da atividade é mostrar do que as crianças são capazes, a mostra é uma oportunidade para as famílias vivenciarem o que as crianças estão aprendendo. Essa também é uma forma de trazer a comunidade para dentro da escola, de participar e ver os avanços da sua própria criança", completou.
A diretora também ressaltou a importância do envolvimento da escola no projeto durante a rotina diária.
“Aqui todo mundo se ajuda, as professoras, as meninas da limpeza, da cozinha... não posso deixar de falar deles, eles abraçam a causa e fazem tudo pelas crianças e pela comunidade. Tudo isso só está acontecendo hoje por causa deles”, afirmou.
Letícia Martins, acompanha a Mostra Cultural celebrando aprendizado dos alunos | Foto: PMSJC
Para os professores, o evento é também um momento de observar o crescimento de cada criança. “Ver cada aluno mostrar seu trabalho é emocionante. Eles aprendem a se expressar, a valorizar o próprio esforço e a se orgulhar do que conseguem realizar. Aqui os alunos são dedicados e os professores também, nós queremos mostrar que os alunos são capazes, criativos e totalmente protagonistas”, disse Elvira Moreira, professora do Pré II.
Aline Aquino, professora do nível II, ressaltou que a mostra é uma oportunidade de integrar conhecimento, afetividade e desenvolvimento cognitivo. “Durante a preparação para a Mostra, as crianças aprendem a planejar, organizar e apresentar suas ideias. É um momento de exploração, de descoberta e de confiança em si mesmas”, frisou.
Elvira Moreira e Aline Aquino, professoras do Cedin, celebram felizes ao ver o protagonismo e criatividade dos alunos | Foto: PMSJC
As famílias também participaram ativamente, celebrando as conquistas de cada criança. Janaína Ribeiro, mãe do aluno Richard, do Pré II, compartilhou sua emoção de participar da Mostra.
“As crianças amam e ficam muito entusiasmadas. Na semana da mostra, eu mesma não tive paz, meu filho falou todos os dias que ia ter a mostra, que eu tinha que vir, para não esquecer. Quando eles veem a exposição eles ficam felizes também por ver o trabalho de cada um. Na pré-escola não é só brincar, tudo tem uma desenvoltura por trás”, disse Janaína.
Janaína Ribeiro, mãe do aluno Richard, observa com orgulho o trabalho do filho no corredor principal | Foto: PMSJC
As próprias crianças expressaram a alegria de estarem no centro da aprendizagem. “Eu gostei de mostrar o que eu fiz. Foi muito divertido e agora todo mundo pode ver”, disse Mirella Fernanda, de 6 anos.
Mirella Fernanda explorou novas técnicas de pintura, desenvolvendo habilidades cognitivas | Foto: PMSJC
“Eu achei muito legal. Eu trabalhei bastante para mostrar tudo bonito, aprendi coisas novas e me diverti. Eu fiz vários desenhos e o que eu mais gostei foi de fazer o Girassol de Van Gogh”, comentou animada a aluna Alice Aparecida, também de 6 anos.
Alice Aparecida, exibe sua criação artística, encantando visitantes com cores, formas e entusiasmo | Foto: PMSJC
A Mostra Cultural Vivências e Experiências reforça o papel da escola como espaço de descoberta, aprendizado e transformação social, onde cada conquista das crianças é celebrada como um passo importante na construção de seus conhecimentos, sonhos e autoestima.
MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.