São José reforça compromisso com a Primeira Infância
Atualizado em 25/09/2025 - 16:43
São José reafirma compromisso com a Primeira Infância em seminário especial
Seminário no PIT destacou o protagonismo das crianças e reforçou a importância dos cuidados por toda a sociedade - Foto: PMSJC

Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania

Na noite desta quarta-feira (24), o auditório do PIT (Parque de Inovação Tecnológica), recebeu o Seminário pela Primeira Infância, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania. Foi uma noite emocionante, que reuniu gestores, professores, especialistas e, claro, as próprias crianças, protagonistas de toda a celebração.

O encontro reforçou o compromisso da rede municipal com a primeira infância, etapa fundamental da vida em que se estruturam as bases cognitivas, emocionais e sociais que acompanham o ser humano por toda a trajetória.

Música, afeto e protagonismo infantil

Logo na abertura, o coral formado pelos alunos da Emei Profª Édera Irene Pereira de Oliveira Cardoso, do Jardim Paraíso do Sol, encantou o público. As crianças apresentaram três músicas, entre elas “Sonhar”, que marcou o evento.

A professora Sara Bernardes Vieira, que trabalha desde 2012 na escola com o bloco de música, falou com carinho sobre a experiência.

“Eu sou apaixonada por essa escola, trabalho há mais de dez anos lá e amo ser professora de música, é uma função que eu faço com muito prazer. Hoje ter recebido esse convite para participar e apresentar uma música com os alunos no seminário foi incrível", disse.

"As crianças estão muito animadas porque uma das músicas que elas cantaram é a música ‘Sonhar’ da Dóris, eu sou apaixonada por ela e passei essa paixão para os pequenos. Eles são maravilhosos", frisou Sara. 

Sara Bernardes, professora de música passou sua paixão pela arte aos alunos | Foto: PMSJC

As próprias crianças também compartilharam a alegria de viver esse momento. A pequena Yasmin Santos Silva, de 6 anos, não escondeu o entusiasmo.

“Foi muito legal cantar e dançar, eu estava muito ansiosa, mas a gente ensaiou bastante e estava todo mundo feliz", afirmou a pequena.

Yasmin Santos Silva, de 6 anos, participou com alegria da apresentação musical | Foto: PMSJC

Clara Lemes da Silva, também de 6 anos, destacou a emoção de se apresentar diante de tanta gente: “Eu gostei de participar, achei muito legal e a gente se divertiu muito, cantamos 3 músicas muito legais”, contou. 

Animada, Clara Lemes brilhou ao lado dos colegas | Foto: PMSJC

Para Liz Velasco Rodrigues, de apenas 5 anos, a vontade é de repetir a experiência. “Eu adorei estar aqui, quero cantar de novo!”, afirmou.

Liz Velasco, mostrou animação e confiança ao cantar no palco | Foto: PMSJC 

Compromisso coletivo

Durante o seminário, gestores e professores reforçaram que a primeira infância é uma prioridade da rede municipal.

Segundo a equipe técnica da Educação, a "diferença no dia a dia é feita pelos 1.800 professores, agentes educadores e 400 estagiários que garantem a proteção e o aprendizado das crianças, um time gigantesco e preparado, que cuida, ensina e transforma vidas". 

A palestrante convidada, Emília Cipriano, doutora em Educação e referência nacional em políticas públicas para a infância, emocionou a plateia ao destacar a responsabilidade coletiva no cuidado com as crianças.

“A primeira infância é o tempo mais importante da vida. Investir nessa fase é investir em justiça social, em dignidade humana e em um futuro mais solidário. Essa é uma missão que não cabe só à escola, mas a toda a sociedade Eu nunca vou me esquecer desse momento e quero guardar a carinha de cada um de vocês, aqui", destacou. 

A especialista Emília Cipriano compartilhou reflexões sobre os impacto da primeira infância nas crianças | Foto: PMSJC

Família Educadora

Durante o seminário foi anunciada a formação online Família Educadora – Primeira Infância. O curso tem duração de cinco módulos e foi pensado especialmente para pais e responsáveis que desejam aprender mais sobre o processo de brincar e como fortalecer os vínculos com seus filhos.

A iniciativa reforça que a escola oferece igualdade e equidade no ensino, mas que o apoio da família é fundamental para que cada criança viva uma infância plena e saudável.

“A escola oferece um ensino de igualdade e equidade, mas a família precisa de um apoio gigantesco. O Família Educadora chega justamente para dar esse suporte, ajudando pais e responsáveis a acompanharem de perto o desenvolvimento integral das crianças”, explicou Ricardo Alexandre, Coordenador de Ensino. 

O Família Educadora – Primeira Infância é uma iniciativa inédita que oferece formação para famílias | Foto: PMSJC

Na ocasião também foi apresentada a cartilha “Cuidados com a Primeira Infância”, que orienta famílias em temas como alimentação, saúde, vínculos afetivos e estímulos adequados para cada faixa etária.


MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania

×