Lucas Lemes
Esporte e Qualidade de Vida
Durante a Semana da Luta da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de São José dos Campos chama atenção para um de seus importantes projetos na área esportiva: o paradesporto.
Em parceria com o Instituto Athlon, o município mantém uma estrutura sólida que atende 337 atletas, em 11 modalidades paralímpicas, com apoio de uma equipe composta por 48 profissionais, entre treinadores, preparadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas.
A iniciativa é referência no país pela organização, volume de atendimentos e pelos resultados esportivos, tanto na base quanto no alto rendimento.
Reencontro com o esporte
A história de Rodrigo Lima, 42 anos, reflete o impacto direto desse trabalho. Depois de perder a perna esquerda em um acidente de trânsito, ele passou dez anos longe do esporte, entre trabalho e casa. Tudo mudou quando decidiu, sem grandes expectativas, participar de uma aula experimental de vôlei sentado perto de onde mora.
Camisa 8 da equipe, Rodrigo Lima é referência da equipe joseense de vôlei sentado | Foto: Ueverton Pereira/Atleta Cidadão
“Achei que seria parado, fácil. Foi o contrário. É dinâmico, exige muito do corpo e da cabeça. Me identifiquei na hora”, conta Rodrigo, hoje capitão da equipe de vôlei sentado de alto rendimento do Instituto Athlon.
Além da quadra, ele também treina natação, atletismo e halterofilismo. “Não é só sobre competir. O ambiente é bom, as pessoas se entendem. Isso segura a gente aqui", disse.
Retomada após o tratamento
Ana Luísa Ribeiro, 17 anos, enfrentou um osteossarcoma na adolescência, que resultou na amputação de parte da perna esquerda. Sempre ligada ao esporte, viu sua rotina parar depois da cirurgia. Foi buscando uma forma de voltar a se movimentar que encontrou o caminho até o Instituto Athlon.
Ana Luísa foi porta-bandeira no desfile de 7 de setembro da equipe do Atleta Cidadão | Foto: Ueverton Pereira/Atleta Cidadão
“Vi uma seletiva da equipe de natação nas redes sociais, me inscrevi e passei. Hoje treino três vezes por semana. Faz bem pro corpo e pra cabeça. Voltei a me sentir ativa", contou.
Ana Luísa faz parte da equipe de base do programa Atleta Cidadão, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com o Athlon.
Estrutura, acompanhamento e resultado
O projeto abrange 11 modalidades: goalball, atletismo, natação, vôlei sentado, ciclismo, badminton, bocha paralímpica, karatê, judô, halterofilismo e xadrez. Os treinos são realizados com acompanhamento técnico e suporte multidisciplinar, garantindo condições adequadas para a formação e o desempenho dos atletas.
A parceria entre o poder público e o Instituto Athlon fortalece o trabalho com atletas iniciantes e também com equipes de alto rendimento, que já representam São José dos Campos em competições estaduais e nacionais.
MAIS NOTÍCIAS
Esporte e Qualidade de Vida
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.