Lucas Brito
Saúde
A saúde pública de São José dos Campos avançou nos índices de satisfação entre os moradores, segundo o último levantamento realizado pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) neste mês de setembro.
O segmento alcançou 600 pontos de aprovação, acima da média das Cidades de Grande Porte (CGP), que registraram 499, reforçando a posição joseense entre as melhores do Estado. Em junho, a pontuação foi de 586, o que demonstra a evolução da cidade nos indicadores.
O resultado positivo reconhece os investimentos da Prefeitura na rede municipal de saúde, que conta com mais de 7 mil profissionais, entre servidores, prestadores e credenciados, se dedicando para atender milhares de pessoas todos os dias em cerca de 70 prédios públicos, incluindo hospitais, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve, Unidades Avançadas e de Especialidades.
Neste ano, já foram diversas novidades e melhorias para a população, como a queda expressiva nos casos de dengue, uso de ferramentas digitais para facilitar a imunização com Vacina Rápida e parcerias com instituições e a iniciativa privada para aumentar a oferta de consultas, exames e cirurgias, reduzindo o tempo de espera na fila.
Tecnologia no combate à dengue: uso de drones foi destaque em 2025 | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Também foram realizadas obras de modernização no Hospital Municipal, entregues novas UBSs e ampliados os serviços odontológicos e de cuidados aos pets.
Nova Clínica 3 do Hospital Municipal conta com leitos climatizados | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Além disso, houve reforço nas equipes médicas, conquistas de certificações nacionais e internacionais e a garantia de novos investimentos, entre eles a construção da nova maternidade e recursos destinados a futuros projetos.
Nova maternidade terá 150 leitos | Foto: Ilustração
Com esses esforços, o município reafirma seu compromisso em desenvolver políticas públicas que estejam alinhadas com as necessidades dos moradores, promovendo tratamento resolutivo, contínuo e humanizado para quem mais precisa.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela Indsat segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço.
A pesquisa ouviu 600 moradores com mais de 16 anos, considerando exclusivamente a percepção da população joseense. A margem de erro é de 4%, com intervalo de confiança de 95%.
As cidades avaliadas pela Indsat são divididas em agrupamentos populacionais, contemplando Cidades de Pequeno Porte (CPP), com até 100 mil habitantes; Cidades de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes, e Cidades de Grande Porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes.
Saiba mais no site da Indsat.
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