Consulta aponta que 86% dos consumidores conhecem o CDC
17/09/2025 14:50
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Consumidores registram reclamações no atendimento e também recebem orientações sobre o CDC, que completou 35 anos - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Assuntos Jurídicos

Consulta inédita realizada pelo Colegiado Nacional de Procons Estaduais, entre os dias 2 e 9 de setembro, mostrou que 86% conhecem o CDC (Código de Defesa do Consumidor), que no último dia 11 completou 35 anos de criação. A consulta ouviu 1.252 pessoas em todas as regiões do país.

Este é o primeiro levantamento público nacional feito em conjunto pelos Procons estaduais por meio do Colegiado Nacional, criado recentemente para fortalecer a atuação coordenada dos órgãos de defesa do consumidor. 

Os dados também indicaram que 67% dos consultados têm bastante ou algum conhecimento sobre seus direitos e 84% dos que conhecem o CDC consideram a legislação muito importante para proteção do consumidor.

Neste contexto, o Procon de São José dos Campos, bem como os demais Procons municipais, tem uma importância muito grande para o fortalecimento do trabalho dos Procons estaduais. Principalmente na divulgação dos direitos contidos no CDC.

Outros dados da consulta:

  • Mais de 61% já utilizaram os serviços dos órgãos de defesa do consumidor nos estados.
  • Entre aqueles que enfrentaram problemas nos últimos dois anos, 56% procuraram um Procon para registrar reclamação.
  • A eficácia do atendimento é comprovada: 74% tiveram o problema resolvido após a intervenção do órgão.
  • A satisfação com o serviço prestado também é alta: 84% classificou o atendimento como excelente ou bom.
  • 97% recomendariam o Procon a amigos e familiares.
  • 68% relataram já ter enfrentado problemas com produtos ou serviços. 
  • Apenas 38% conseguiram resolver o problema diretamente com a empresa. 
  • Cerca de 58% já utilizaram plataformas digitais públicas ou privadas para registrar queixas. 

 Procon de SJC


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