População aprova desempenho da geração de empregos em São José
Atualizado em 16/09/2025 - 18:35
População aprova desempenho da geração de empregos em São José
Moradores de São José dos Campos avaliam de forma positiva a geração de empregos no município, segundo pesquisa Indsat - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

José Roberto Amaral
Inovação e Desenvolvimento Econômico

A geração de empregos em São José dos Campos apresentou resultados expressivos na pesquisa Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) realizada neste mês, alcançando o melhor índice desde janeiro de 2024.

O segmento registrou 63,3% de aprovação, superando em 8,1 pontos percentuais o levantamento anterior, realizado em junho deste ano.

O desempenho coloca a geração de empregos entre os 10 melhores serviços avaliados pela Indsat. 

Em São José dos Campos, a Prefeitura possui vários serviços de apoio aos trabalhadores e fomento ao empreendedorismo, como o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), a Sala do Empreendedor e o Programa Qualifica, que oferece cursos gratuitos para a requalificação da mão de obra.

Ótimo e bom

Segundo o levantamento, 2,7% dos entrevistados avaliaram como “ótimo” e 60,6% como “bom”, totalizando os 63,3% de aprovação.

Outros 27,6% classificaram como “regular” e apenas 9,1% manifestaram rejeição, índice mais baixo desde o início de 2024.

Na comparação com as demais grandes cidades pesquisadas pelo instituto, São José dos Campos obteve 705 pontos e Alto Grau de Satisfação, acima da média do agrupamento, que foi de 634 pontos.

Além da aprovação da população, os números oficiais do mercado de trabalho também confirmam a evolução positiva.

No acumulado de 2025, o município já contabiliza saldo de 7.050 novos postos de trabalho, com destaque para o setor de serviços (4.564 vagas formais) e para a construção civil (1.289 empregos de saldo).

Metodologia

O índice de satisfação da INDSAT é calculado a partir da média ponderada das avaliações de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. 

O resultado gera uma pontuação única, de 0 a 1.000 pontos, que classifica os serviços públicos em diferentes graus de satisfação.

A pesquisa ouviu 600 moradores com mais de 16 anos, considerando exclusivamente a percepção da população joseense. A margem de erro é de 4%, com intervalo de confiança de 95%.


MAIS NOTÍCIAS
Inovação e Desenvolvimento Econômico

×