Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania
Nesta segunda-feira,8 de setembro, Dia Internacional da Alfabetização, São José dos Campos celebra conquistas importantes e reforça o olhar sensível e comprometido com a educação. Na cidade, alfabetizar não é apenas uma meta a ser cumprida, mas um caminho de transformação de vidas e garantia de direitos.
Dados recentes do Ministério da Educação mostram que, ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, 64,7% das crianças da rede municipal estão alfabetizadas, resultado que supera a meta de 61% estipulada para 2024 e coloca o município acima da média estadual (58%) e nacional (59%).
Pelo Censo 2022, São José também registrou que 97,86% da população com 15 anos ou mais é alfabetizada, uma das taxas mais altas do país.
Na prática, os números ganham rosto e voz dentro das salas de aula. Na Emefi Profª Otacília Madureira de Moura, na Vila Nova Conceição (região leste), a professora alfabetizadora Ana Paula Marcondes, com 14 anos na profissão, traduz o impacto do trabalho diário.
“A alfabetização é a base principal para alcançar as metas que queremos. Nós aqui trabalhamos situações didáticas que propiciam a alfabetização na idade certa, trabalhamos com a plataforma Elefante Letrado, temos professores leitores, livros didáticos e paradidáticos, além da figura da professora segunda alfabetizadora que é muito importante, são muitas propostas para garantir a alfabetização plena dos nossos estudantes", explicou.
Professora Ana Paula Marcondes em sala de aula, dedicada à alfabetização das crianças | Foto/PMSJC
Entre as carteiras e os livros coloridos, as crianças também entendem a importância de todo o processo. A aluna Maria Fernanda Silvério, de 8 anos, comenta com maturidade.
“Eu gosto de vir para a escola e acho que a leitura é muito importante, porque se algum dia alguém vier com um documento para assinar a gente tem que saber ler".
Maria Fernanda Silvério, 8 anos, destaca a importância de saber ler para a vida | Foto/PMSJC
Já a pequena Laís Serão de Faria, de 7 anos, mostra o lado encantado dessa descoberta. “Ler é muito importante, eu gosto muito de ler livro de princesa e de contos de fadas", afirma.
Laís Serão de Faria, 7 anos, fala com carinho sobre sua paixão por livros de princesas e contos de fada | Foto/PMSJC
São José reafirma o compromisso em garantir que cada criança aprenda a ler e escrever no tempo certo, unindo políticas públicas eficientes, professores dedicados e alunos cheios de sonhos.
Mais do que índices, a alfabetização na cidade se traduz em autonomia, cidadania, imaginação e esperança. Valores que transformam vidas e constroem o futuro.
Saiba mais:
São José supera meta de alfabetização nacional
Centro Lemann reconhece São José como referência educacional
MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.