Planta Popular oferece projeto da casa para famílias de baixa renda
Atualizado em 11/09/2025 - 09:57
Planta Popular
Perspectiva de projeto arquitetônico de planta popular fornecida pela Prefeitura - Foto: PMSJC

Claudio Ferreira Ribeiro
Habitação e Regularização Fundiária

Colaborou o estagiário João Vítor Trindade

Moradores de baixa renda podem contar com assistência técnica gratuita para aquisição do projeto de engenharia e construção de moradia por meio do programa Planta Popular. O serviço é fornecido pela Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos, e atende também os casos de regularização e ampliação da residência.

A iniciativa disponibiliza um profissional – arquiteto ou engenheiro civil –, que assume a responsabilidade técnica pelo projeto e aprovação da obra. Assim, o cidadão não precisa arcar com esses custos. Outro benefício é a isenção das taxas municipais referentes à construção, como o habite-se.

Foi o que aconteceu com Sarah Cerqueira Furtado, moradora do bairro Setparque, na região leste da cidade, que procurou a equipe para obter o projeto aprovado e construir a própria casa. A munícipe teve todo o suporte necessário desde o início do processo.

“Eu fui até a Prefeitura e me informei, daí me orientaram sobre todos os documentos necessários e dei entrada na planta popular”, conta Sarah. “Fui muito bem atendida, tanto na parte administrativa quanto pelo engenheiro, que foi até o terreno, orientou sobre a planta, explicou tudo", completou. 

Perfil e requisitos

Para ser contemplado, o interessado precisa cumprir nos seguintes requisitos. É necessário ter apenas um imóvel em todo o território nacional, possuir renda familiar até 3 salários mínimos e não ter sido beneficiado por outro tipo de programa habitacional.

Os projetos arquitetônicos fornecidos são para imóvel residencial térreo com área construída até 70 metros quadrados, incluindo-se a parte já existente no caso de ampliação. Quando se tratar de regularização de edificação, o imóvel precisa estar em boas condições de habitabilidade.

Sarah ressalta que um dos pontos mais importantes foi poder poupar dinheiro para outras despesas. “Se você cumpre os requisitos e se enquadra no perfil, economiza bastante em questão de engenharia. Foi por isso que procurei a planta popular para a parte da construção mesmo.”

Balanço e novidades

De 2021 a 2024, foram entregues 85 projetos: 74 de construção e 11 de regularização, sendo 4 também de ampliação. Neste ano foram abertos 17 processos, dos quais 6 foram atendidos, 1 indeferido e os demais estão em andamento.

Além da elaboração de plantas populares, o programa ampliou o campo de atuação. Agora, inclui assistência técnica para financiamento habitacional pela Caixa e orientações para mitigação de riscos em residências localizadas em áreas vulneráveis.

Aguardem que vem mais novidades aí.

Mais informações:


MAIS NOTÍCIAS
Habitação e Regularização Fundiária

×