Rosi Masiero
Manutenção da Cidade
Nesta sexta-feira (5), uma equipe técnica da Prefeitura de São José dos Campos conheceu o aplicativo Wily, que a Sabesp disponibilizou no final de agosto na região do Vale do Paraíba. A novidade irá recompensar financeiramente a população que se cadastrar e contribuir com o serviço de vistoria do sistema de água e esgoto.
Em São José dos Campos, cerca de 70 pessoas já estão cadastradas e realizando as vistorias. Para participar, os interessados devem se cadastrar no aplicativo Wily, disponível gratuitamente para celulares. Após o cadastro, o usuário passa por um treinamento online simples, com vídeos e orientações que ensinam como identificar e reportar possíveis falhas no sistema.
Por meio do app, os usuários receberão solicitações de vistoria em locais próximos à sua residência. A tarefa consiste em registrar e enviar fotos ou vídeos da situação observada. Se as imagens estiverem dentro dos padrões exigidos, o participante poderá ser recompensado com até R$ 10 por ocorrência válida, variando conforme a complexidade da vistoria.
O gerente do departamento da Sabesp na região, Eduardo Vitalíno, disse que com a ferramenta será montado um banco de dados das ocorrências. “Isso resultará em um atendimento mais rápido, mais assertivo e com mais qualidade do serviço”, afirmou.
Bem coletivo
O uso do aplicativo, além de acelerar a resolução dos problemas, incentiva um olhar mais atento para o bem coletivo, de acordo com a gerente regional da Sabesp no Vale do Paraíba, Gabriela Clé.
“Essa é uma forma inovadora de aproximar a população do cuidado com o saneamento básico. A parceria com os moradores nos ajuda a identificar rapidamente os pontos críticos e agir com mais eficiência”, explica.
Os dados enviados são avaliados por uma equipe técnica especializada, que define os recursos e as ações necessárias para o reparo ou intervenção. A ideia é somar forças com a população e utilizar a tecnologia como aliada para preservar o bom funcionamento dos sistemas.
Com o lançamento no Vale do Paraíba, a concessionária espera repetir os resultados positivos, aumentando a cobertura de fiscalização, reduzindo o tempo de resposta às ocorrências e fortalecendo a parceria com a comunidade para um saneamento mais eficiente e participativo.
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