José Roberto Amaral
Urbanismo e Sustentabilidade
A Prefeitura de São José dos Campos irá promover na próxima sexta-feira (5) mais uma roda de conversa sobre PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).
A atividade tem como objetivo incentivar a alimentação saudável, orgânica e sustentável, destacando os benefícios do resgate do cultivo e do consumo das plantas não convencionais.
O encontro, realizado mensalmente e aberto ao público, terá início às 9h no Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado na Avenida Olivo Gomes, 250, em Santana, na região norte da cidade.
A cada edição, uma planta diferente é apresentada, com explicações sobre seu valor nutricional, formas de consumo e cultivo, além de degustação de preparações feitas com a espécie em destaque. Os participantes também recebem uma muda da planta abordada, o que contribui para a difusão e o acesso a essas hortaliças.
Neste mês, o tema será a ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), uma PANC bastante conhecida em Minas Gerais. Com folhas, flores e frutos comestíveis, destaca-se pelo elevado teor de proteínas em suas folhas, além de fornecer cálcio, potássio e carotenoides.
PANCs
As Plantas Alimentícias Não Convencionais são espécies rústicas, que se desenvolvem bem em pequenos espaços, dispensam o uso de agrotóxicos e faziam parte do hábito alimentar de muitas famílias, mas acabaram caindo em desuso com a modernização da agricultura e da indústria alimentícia.
O resgate de seu consumo valoriza a cultura e o conhecimento regional, amplia o acesso a alimentos orgânicos de baixo custo e alto valor nutricional, fortalece a segurança alimentar e contribui para uma dieta mais saudável.
MAIS NOTÍCIAS
Urbanismo e Sustentabilidade
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.