Prefeitura anuncia novidades para a Educação Municipal em 2026
Atualizado em 05/09/2025 - 12:58
Anúncios das novidades na Educação e certificação 5.0 Emefi Ronconi no Jardim Jussara. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 03-09-2025
Investimentos em inclusão, novas vagas no período integral e obras vão fortalecer ainda mais a educação municipal - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou, nesta quarta-feira (3), novidades e investimentos para a Educação Municipal a partir de 2026, além de melhorias que tiveram início neste semestre.

A apresentação ocorreu durante coletiva de imprensa, reunindo comunicadores, autoridades e convidados, na Emefi Professora Maria Aparecida dos Santos Ronconi, no bairro Jardim Jussara, que também foi certificada como escola 5.0, tornando-se a 40ª unidade da rede a receber este reconhecimento. 

Entre as novidades, o destaque é para a ampliação de vagas no período integral, para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, o fortalecimento da Educação Especial Inclusiva, a retomada de obras em escolas, entre outros.

As ações da Prefeitura consolidam o compromisso em oferecer ensino público de qualidade, inclusão e inovação para os mais de 80 mil alunos da rede municipal e fazem parte do plano de gestão 2025-2028 da administração municipal. 

Veja aqui a apresentação das novidades.


Crianças felizes na escola nova, investimentos têm foco total nos alunos | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Educação Especial

A Educação Especial Inclusiva receberá reforços importantes. O número de professores no Atendimento Educacional Especializado, tanto no Ensino Fundamental quanto na Educação Infantil, continuará em expansão. Considerando o cenário atual, onde, de 2022 a 2025 houve crescimento de 52% no número de estudantes atendidos que possuem laudo - passando de 1.814 para 3.519 alunos - a expectativa é ampliar ainda mais todo suporte e os serviços oferecidos a este público. 

Alguns destaques:

  • Implantação de uma sala multissensorial, projetada para estimular os sentidos e favorecer o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional dos alunos.
  • Reforma e ampliação da Emefi Maria Aparecida dos Santos Ronconi, garantindo atendimento bilíngue para alunos surdos, com ensino em Libras e Língua Portuguesa, que foi entregue à comunidade escolar e certificada no programa 5.0.
  • Mais professores no Atendimento Educacional Especializado para o Ensino Fundamental e a Educação Infantil.


A Prefeitura investe na inclusão em toda a rede municipal | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Obras

A Prefeitura também vai retomar e finalizar obras em diferentes regiões da cidade, para garantir eficiência e a conclusão dos trabalhos nas unidades. Entre as obras, estão:

  • A finalização das unidades Emefi Possidônio Salles, Emefi Luzia Levina e Emefi Hélio Walter.
  • Retomada das obras da Emefi Dom Pedro de Alcântara, Emefi Bosque dos Ipês e da escola de Educação Infantil do Parque Industrial (estas últimas em fase de licitação).
  • Conclusão da unidade de Educação Infantil do bairro Santa Júlia.

Mais parcerias e mais vagas

O município abrirá credenciamento de dois novos Centros Comunitários de Convivência Infantil (CECOIs) e ampliará a rede parceira, com a inclusão das escolas Emei Benedito de Carvalho dos Santos, Emei Helena Vaz de Lima Soliva e Emei Jesus de Nazaré entre os parceiros. As crianças das escolas Emei Dirce Saloni Pires e Emei Bairro dos Freitas serão transferidas para o Cecoi Lar Mãe Mariquinha e para o Cedin Maria de Fátima Neri.

A partir do próximo ano letivo, a gestão municipal  ficará responsável pela escola Marechal do Ar Casemiro Montenegro Filho (DCTA), com ampliação do atendimento de 90 para 311 crianças. Autoridades do DCTA e da Prefeitura assinaram um termo que prevê a cessão da unidade escolar.

Parceria da Prefeitura prevê gestão da escola infantil do DCTA | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

A Emei Maria Aparecida Savastano, no distrito de São Francisco Xavier, também terá ampliação no atendimento, e é considerada a possibilidade de novos repasses para a rede parceira (CECOI/ CEDIN) a partir de 2026. 

Ensino em tempo integral

A Prefeitura deve superar, em 2026, a meta 6 do Plano Nacional e do Plano Municipal de Educação, que prevê o atendimento de 25% dos alunos da rede em período integral.

Este avanço inclui:

  • Mais de 3.049 vagas em 10 escolas de Ensino Fundamental, que passarão a oferecer o período integral das 12h30 às 19h30 para os estudantes do 3º ao 5º ano, em todas as regiões da cidade.
  • Mais de 300 vagas para alunos da Emefi Rosa Tomita na Fundhas do Jardim São José 2, que já teve início nesta semana.
  • Ampliação da oferta de matrículas em 16 unidades da Educação Infantil, com mais 1.088 novas vagas em período integral.


Anúncios contemplam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Educação 5.0

As unidades da Educação Infantil passaram, desde o início deste ano, a ser contempladas na certificação do programa 5.0. Até o momento também foram certificadas como escolas 5.0 na Educação Infantil as unidades: EmeiTorataro Takitani, Emei Cassiano Ricardo e o Cedin Maria de Fátima Neri.


MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania

×