Cláudio Souza
Apoio Social ao Cidadão
Um lindo dia de sol, no belíssimo cenário do Parque da Cidade, os ipês amarelos deslumbrantes que anunciam que a Primavera está chegando e camisetas, pulseiras e bexigas amarelas iluminaram, coloriram e alegraram a caminhada dos frequentadores da Casa do Idoso Norte na manhã desta quarta-feira (3) em mais uma atividade da campanha Setembro Amarelo, de conscientização e prevenção contra o suicídio.
Em alto astral, os idosos participaram de passeio em meio às palmeiras imperiais. Também teve alongamento, aula de ritmos e café comunitário.
A atividade, denominada Movimente a Vida, foi mais uma ação da Prefeitura de valorização da vida e reuniu cerca de 100 idosos.
Também nesta quarta foi realizada roda de conversa e conscientização na Casa do Idoso Sul com o tema "Vencer na vida é viver!".
Haverá, ainda, atividades sobre o Setembro Amarelo nas unidades Centro e Leste e em unidades de Cras (Centros de Referência de Assistência Social). Confira programação completa abaixo.
Para Dona Ednéa, as Casas do Idoso são só alegria | Foto: PMSJC
Alegria
Os idosos que participaram da caminhada desta quarta destacaram a importância das atividades das Casas do Idoso para a melhoria da saúde física e mental de seus frequentadores.
"Todas as atividades das Casas do Idoso contribuem para melhorar nossa saúde física e mental. Quando chegamos na Casa do Idoso, os problemas ficam para trás. Lá, tudo é alegria", disse a aposentada Ednéa Luesch, que tem 69 anos e frequenta a Casa do Idoso Norte desde 2022.
"Minha saúde e minha mente melhoraram muito desde que passei a frequentar a Casa do Idoso Norte. Lá é meu segundo lar. A Prefeitura está de parabéns por nos proporcionar tantas atividades legais como esta caminhada aqui no Parque da Cidade", afirmou a aposentada Maria Neves Nunes, que tem 65 anos.
Para dona Maria Neves, a Casa do Idoso é seu segundo lar | Foto: PMSJC
Cuidados constantes
Os cuidados com a saúde mental são constantes e realizados pela Prefeitura ao longo de todo o ano com uma ampla e bem estruturada rede, incluindo atendimentos de urgência e emergência desenvolvidos pela Secretaria de Saúde.
A porta de entrada é sempre a UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve, com unidades em todas as regiões da cidade.
Para atendimento da população, a Prefeitura disponibiliza os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) AD 3 - Álcool e Drogas (com atendimento 24 horas), Infantil, Centro-Norte e Sul, e os ambulatórios (adulto e infanto-juvenil).
A rede de saúde inclui ainda a Unidade de Emergência em Saúde Mental 24 horas para atendimento de urgências psiquiátricas.
Além das unidades de saúde, o CVV (Centro de Valorização da Vida) é um serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio para quem precisa conversar.
O atendimento em todo o país é 24 horas e gratuito, pelo telefone 188. Mas, se o caso for de alto risco de morte, é necessário ligar para o Samu, no telefone 192.
Feliz na Casa do Idoso, a aposentada Ednéa Luesch dá a receita para viver sempre em alto astral. "Quando nosso coração está em paz, qualquer cantinho escuro fica iluminado".
Serviço
Programação do Setembro Amarelo
Casas do Idoso
Dia 10 (quarta-feira) às 10h15:
Atividade: A Casa do Idoso Centro terá atividade multidisciplinar de conscientização com o tema “Falar é Viver Salvando Vidas”
Endereço: Casa do Idoso Centro (rua Euclides Miragaia, 508)
Dia 12 (sexta-feira) às 9h:
Atividade: A Casa do Idoso Leste programou roda de conversa com psicóloga com o tema "Valorize-se"
Endereço: Casa do Idoso Leste (rua Cidade de Washington, 164, no bairro Vista Verde)
Dia 30 (terça-feira) às 9h30:
Atividade: A Casa do Idoso Norte fará ação de conscientização e prevenção ao suicídio com o tema "Valorizando a Vida"
Endereço: Casa do Idoso Norte (rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, em Santana)
Cras
Dia 10 (quarta-feira), das 9h às 12h:
Atividade:
• O Cras Jardim Anhembi promoverá ação coletiva com o tema "Setembro Amarelo e o cuidado social do coletivo", com a participação de assistente social e psicóloga, entre outros profissionais.
• Também serão dadas orientações e tiradas dúvidas sobre o CadÚnico (Cadastro Único), os benefícios sociais que podem ser acessados a partir dos Cras e como o acesso aos direitos pode fortalecer os vínculos da família e melhorar a qualidade de vida dos munícipes.
Endereço: Obra Social São Lucas (rua Luiz Monteiro Pinto, 143, no Conjunto Residencial 31 de Março, na região sul)
Dia 17 (quarta-feira) às 13h:
Atividade: O Cras Jardim Mariana 2 terá atividade de conscientização com as mães do programa Viva Leite
Endereço: Cras Jardim Mariana 2 (avenida Mariana de Andrade, 92, na região leste)
Dia 26 (sexta-feira) às 13h:
Atividade: Roda de conversa sobre a importância de valorização da vida e ampliação dos cuidados com a saúde mental
Endereço: Cras Jardim Mariana 2
MAIS NOTÍCIAS
Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.