Operação Tectum: segunda fase prende três suspeitos
Atualizado em 04/09/2025 - 09:05
Operação Conjunta 03.09
As operações integradas entre as Forças de Segurança fazem parte do Programa São José Unida - Foto: Divulgação

Paula Paz
Proteção ao Cidadão

A integração entre as forças de segurança de São José dos Campos resultou em mais uma importante ação no combate ao crime organizado. Na manhã desta quarta-feira (3), foi deflagrada a segunda fase da Operação Tectum — termo em latim que significa "telhado" — conduzida pelo 3º Distrito Policial, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da equipe GTAM, e demais unidades da Polícia Civil.

Ação estratégica

A operação teve início às 6h, com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário. As equipes atuaram na investigação do tráfico de drogas no Conjunto Habitacional Elmano Veloso, região já mapeada pelas forças de segurança devido ao uso recorrente de telhados pelos traficantes para tentar escapar das abordagens policiais.

Durante as diligências, dois suspeitos foram presos em flagrante por tráfico de entorpecentes. Em outro endereço, os policiais localizaram uma pistola calibre .38 com numeração suprimida, diversas porções de maconha, uma quantidade significativa de drogas, além de um quadro de motocicleta com queixa de furto.

Destaques da operação

  • 3 presos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e receptação
  • Apreensão de uma pistola calibre .38 com numeração suprimida
  • Localização de entorpecentes prontos para a venda
  • Apreensão de um quadro de motocicleta furtada

Integração

A Operação Tectum reforça a importância da integração entre as Forças de Segurança no enfrentamento às organizações criminosas. A estratégia conjunta, aliada ao uso de inteligência investigativa e patrulhamento ostensivo, tem permitido a obtenção de resultados expressivos e o fortalecimento da segurança pública na cidade.

 


MAIS NOTÍCIAS
Proteção ao Cidadão

×