Emefi Maria Aparecida Ronconi é a 40ª escola certificada como 5.0
Atualizado em 03/09/2025 - 19:55
Anúncios das novidades na Educação e certificação 5.0 Emefi Ronconi no Jardim Jussara. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 03-09-2025
Escola referência no atendimento a alunos surdos celebra certificação e inaugura nova fase com ambientes renovados e tecnologia - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania

A Emefi Professora Maria Aparecida dos Santos Ronconi, localizada no bairro Jardim Jussara, na região central, entrou nesta quarta-feira (3) para a história da educação municipal.

A unidade foi certificada como escola 5.0 e se tornou a 40ª da rede a alcançar esse marco, que simboliza modernização, inclusão e inovação nos espaços de aprendizagem.

Fundada há 58 anos, a escola guarda um legado importante para a cidade. Criada pelo Decreto nº 3 de 4 de março de 1967, teve sua construção concluída em 1971 pelo então Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA), em comemoração à Revolução de 1964.

Ao longo da história, se destacou pela forte presença na comunidade: em 1974, chegou a atender 1.945 alunos em período estendido, das 7h às 23h. Em 2010, foi municipalizada e passou a integrar oficialmente a rede de ensino de São José.

Atualmente, a escola conta com 758 estudantes, 56 professores, 16 salas de aula regulares e uma estrutura de atendimento especializada que faz dela referência na inclusão de alunos surdos: são 32 matriculados atualmente, acompanhados por docentes interlocutores e professores de apoio.

Espaço dedicado a atividades físicas e artísticas incentiva saúde, bem-estar e integração | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Inclusão e pertencimento

A escola é reconhecida pelo trabalho pioneiro no atendimento bilíngue em Libras e Língua Portuguesa, com salas específicas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os estudantes surdos também têm direito ao transporte escolar gratuito em tempo integral, além de materiais adaptados.

Aline Sousa, professora surda e ex-aluna da escola, é um exemplo do impacto transformador da Ronconi. “Estudei aqui em 2011, voltei como estagiária em 2022 e hoje tenho a alegria de ser professora de surdos. É um orgulho enorme ver minha escola com essa estrutura e poder contribuir para que outras crianças surdas tenham as mesmas oportunidades que eu tive", disse.

"É muito importante a acessibilidade, ambiente planejado, iluminado, didática para o aluno surdo aprender de forma mais fácil e ter um futuro melhor. Hoje sou professora, ensino, faço adaptações, aqui a empatia e a conversa entre a gente acontece de verdade”, contou emocionada.

Aline Sousa, professora surda e ex-aluna da Ronconi, celebra a nova fase da escola | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Estrutura moderna e novos espaços

A certificação 5.0 coroou um processo de três anos de reformas e ampliações. A unidade ganhou ambientes modernos, acessíveis e voltados para estimular diferentes formas de aprendizagem: Sala Google, Sala Maker, Sala de Leitura, Laboratório de Ciências e espaços dedicados exclusivamente aos projetos para alunos surdos.

Todas as salas foram reformadas e agora contam com aparelhos de ar-condicionado, garantindo mais conforto para alunos e professores. A escola também passa a oferecer uma quadra coberta, além das duas quadras já existentes (uma fechada e uma aberta), sala de atividades corporais e um espaço para o parque infantil.

Para Alice Dias Bandeiras, de 7 anos, aluna do 2º ano, a transformação trouxe mais alegria ao dia a dia escolar.

“Eu me senti muito feliz, entregar a placa de certificação foi um momento muito especial e eu fiquei emocionada. Este é um momento marcante para a escola! Eu particularmente adoro pintar, então a minha nova sala predileta é a sala de artes”, disse.

Alice Dias Bandeiras, de 7 anos, entregou a placa de certificação 5.0 junto com a professora Aline | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Rede de apoio e acolhimento

A Ronconi também conta com uma equipe gestora formada por quatro profissionais, além de uma psicóloga e uma assistente social, reforçando o cuidado integral com os estudantes. Rosemary Ribeiro, docente interlocutora de Libras, destacou a importância da nova fase.

“A certificação como escola 5.0 mostra que a cidade acredita no potencial de todos os alunos. É um avanço que valoriza a inclusão, mas também cria novas oportunidades para toda a comunidade escolar", destacou Rosemary.

"Quando eu comecei a dar aula aqui o ambiente era diferente. Com essa reforma, revitalização e certificação 5.0 a melhora na escola é visível, com certeza teve uma grande melhoria, principalmente para os alunos surdos. Todos os recursos são propícios para a criança que demanda algum tipo de adaptação. A certificação trouxe muitos benefícios para a escola.”, completou a docente. 

Com a certificação da Emefi Maria Aparecida dos Santos Ronconi, São José dos Campos soma agora 40 escolas reconhecidas como 5.0. O programa é parte da política municipal de modernização da educação, que prioriza ambientes inovadores, tecnologia de ponta, inclusão e fortalecimento da aprendizagem, preparando os estudantes para os desafios do futuro.

Rosemary Ribeiro, docente interlocutora de Libras, destaca a importância da inclusão dos estudantes surdos | Foto: PMSJC

Programa 5.0

O programa Educação 5.0, lançado pela Prefeitura de São José dos Campos em 2021 tem como objetivo consolidar uma nova cultura educacional. A proposta vai além da renovação física, estimulando ambientes mais modernos, interativos e inclusivos, e promovendo a aprendizagem ativa e o desenvolvimento integral dos estudantes.

A certificação 5.0 valoriza competências como pensamento crítico, criatividade, autonomia e habilidades socioemocionais, preparando os alunos para os desafios da sociedade contemporânea.


MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania

×