Estudantes da rede municipal se preparam para o SAEB
Atualizado em 02/09/2025 - 17:34
Estudantes da Rede Municipal se preparam para o SAEB
Com apoio de professores, coordenadores e projetos de incentivo, alunos reforçam a importância dos simulados semanais e da presença nas aulas para alcançar bons resultados na avaliação nacional - Foto: PMSJC

Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania

Os corredores da Emefi Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães, zona sul de São José dos Campos, estão cheios de expectativa. À medida que se aproximam as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), estudantes, professores e equipe pedagógica da unidade intensificam os preparativos com foco em um objetivo comum: alcançar bons resultados e demonstrar todo o aprendizado conquistado.

Uma das principais estratégias tem sido a aplicação de simulados semanais, que já fazem parte da rotina da escola. Para os professores, esse trabalho contínuo tem papel fundamental na preparação dos estudantes.

“Os simulados permitem que os alunos se familiarizem com o formato da avaliação, entendam melhor os tipos de questões e ganhem mais confiança", disse o professor Ricardo Chianiello.

"A ação com os meus alunos acontece para tentar desmistificar o temor deles pela prova, os simulados são feitos semanalmente para prepará-los tanto academicamente quanto em situações diversas e o aproveitamento deles está subindo consideravelmente", explicou.

O professor Ricardo reforça a importância da presença durante os simulados | Foto/PMSJC

"Mas o mais importante é o processo de ‘zero faltas’, aqui aluno tem que estar dentro da escola, essa é uma iniciativa constante para aproveitar o máximo do potencial deles. Periodicamente nós premiamos os alunos que é mais frequente e demonstra desempenho frequente”, destacou o professor Ricardo. 

A prática frequente não só aprimora o desempenho acadêmico, mas também ajuda os alunos a lidar com a ansiedade e o nervosismo. É o que conta Joaquim Pedro Camargo Neto, de 10 anos, estudante do 5º ano.

“No começo, eu ficava nervoso, mas agora já estou mais acostumado.Os simulados me ajudam a ficar mais tranquilo e preparado para o Saeb e também nos ajuda a não errar coisa boba ou perder tempo na prova, aqui nossa sala está indo bem e o professor nos incentiva a vir e estudar”, disse o aluno.  

Com foco e concentração, Joaquim Pedro, supera o nervosismo e se prepara para a avaliação | Foto/PMSJC

A mesma percepção é compartilhada por Melissa Fernandes, de 10 anos. “Está sendo bom, porque a gente aprende mais e vai ficando menos ansiosa. Quando chegar a prova de verdade, já vamos estar preparados", afirmou. 

Melissa Fernandes destaca como os simulados ajudaram a aumentar a confiança | Foto/PMSJC

Para tornar o processo de estudo mais leve e motivador, a escola organiza ações especiais de incentivo.

Sessões de cinema com pipoca, kits escolares e atividades de integração estão entre as iniciativas. Segundo a professora Sara Cristina, tais práticas têm feito diferença na rotina dos alunos.

“Eles se sentem valorizados e motivados a participar. O Saeb é uma avaliação importante não só para medir a qualidade da educação, mas também para que cada estudante perceba sua própria evolução. Estamos trabalhando para que todos encarem esse momento com confiança, nós avaliamos os alunos durante todo o percurso. A preparação é muito importante, temos percebido os avanços desde o primeiro simulado, onde os alunos foram se acalmando. Acredito que quando tornamos algo cotidiano ou rotineiro, isso vai se tornando mais fácil”, disse a professora.

A professora Sara Cristina acompanha de perto o desenvolvimento dos alunos durante a preparação - Foto/PMSJC

Entre os estudantes, o entusiasmo é visível. Lays Isabely, de 10 anos, conta que os simulados a ajudaram a acreditar mais em si mesma. “Eu tinha medo de errar, mas agora estou mais confiante. O simulado nos ajuda nas questões que podem cair na prova, eu fico nervosa porque é uma prova bem importante, mas treinando os torna mais fáceis", contou. 

Lays Isabely afirma que os simulados ajudam e incentivam - Foto/PMSJC

“Nosso compromisso é preparar os alunos de forma integral, para que eles enfrentem desafios sem medo. O Saeb é uma oportunidade de mostrar o trabalho que realizamos na escola e, principalmente, de valorizar cada conquista individual dos estudantes e claro que a nossa meta é ter uma pontuação maior do que a anterior. Além disso, para engajar os alunos, todas as sextas-feiras nós enviamos um bilhete pra casa, para reforçar a importância do ‘zero faltas’, no final de cada mês a ideia é que a turma receba uma ‘festinha’ na sala de aula com as coisas que eles gostam", explica a coordenadora pedagógica dos anos iniciais, Marcela Pinheiro.

A coordenadora Marcela e o mascote 'aluno zero faltas' que reforçam a importância do Saeb | Foto/PMSJC

Com união entre professores, equipe pedagógica, estudantes e famílias, a Emefi Prof. Moacyr Benedicto de Souza mostra que a preparação para o Saeb é um exercício de dedicação coletiva. Uma caminhada marcada pelo esforço, pelo apoio mútuo e pela certeza de que educação de qualidade se constrói no dia a dia, dentro e fora da sala de aula.


MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania

×