Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania
São José dos Campos recebe no início de novembro, dez jovens de diversos estados do país para uma experiência de imersão em ciência, tecnologia e inovação. Eles foram selecionados para o Projeto Sócios-Mirins, iniciativa anual da Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), que reconhece e incentiva estudantes de 7 a 14 anos com interesse em temas científicos, especialmente no campo aeroespacial.
Entre os selecionados deste ano, dois estudantes são de São José dos Campos, o que reforça a forte vocação da cidade para formar novos talentos e seu papel central no ecossistema de pesquisa e inovação do Brasil.
Criado em 2022, o Projeto Sócios-Mirins conecta crianças e adolescentes ao universo da ciência de forma prática e inspiradora. Os jovens passam por um processo seletivo nacional e, ao serem escolhidos, recebem uma viagem científico-cultural totalmente custeada para São José dos Campos, referência nacional no setor aeroespacial.
Durante a semana de imersão, eles participam de visitas técnicas a instituições como INPE, ITA, EMBRAER, Visiona, IAE e outras organizações importantes da área, além de vivências guiadas por engenheiros e profissionais do setor. A programação inclui ainda um ano de mentoria acadêmica e profissional com engenheiros formados pelo ITA, que acompanham os estudantes e incentivam sua trajetória de formação.
MIC e Programa Decolar
No dia 5 de novembro a comitiva dos jovens irá visitar o Museu Interativo de Ciências (MIC), onde terá atividades do Programa Decolar, iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos voltada ao desenvolvimento da alfabetização científica entre estudantes da rede municipal.
No MIC, os participantes são estimulados a experimentar, testar hipóteses, investigar fenômenos, criar soluções e dialogar com conceitos científicos de forma prática e acessível.
Nas edições anteriores, o projeto impactou jovens de diferentes regiões do país, que relatam experiências transformadoras ao vivenciar de perto o ambiente da engenharia e da pesquisa. Muitos seguiram seus estudos em escolas técnicas, olimpíadas científicas e instituições de referência, tornando-se multiplicadores do conhecimento em suas comunidades.
A AEITA destaca que a iniciativa é sem fins lucrativos e tem como missão despertar e fortalecer vocações, criar oportunidades iguais de acesso ao universo científico e estimular a próxima geração de engenheiros, pesquisadores e inovadores brasileiros.
Cidade que forma, inspira e acolhe
Ao integrar o Projeto Sócios-Mirins em sua programação educativa, São José reafirma seu papel como cidade da ciência, da educação e da tecnologia, fortalecendo a formação de novas gerações que irão contribuir para o desenvolvimento científico nacional.
MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.