Rede de ensino celebra formatura da 15ª turma da EFE
Atualizado em 30/10/2025 - 12:00
Formatura EFE - T15 no Cefe. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 29-10-2025
A cerimônia destacou a importância do acolhimento, da escuta e da prática pedagógica humanizada na construção da educação pública da cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania

Na noite desta quarta-feira (29) no Cefe (Centro de Formação do Educador), 33 novos professores da rede municipal concluíram sua formação pela 15ª turma da Escola de Formação do Educador (EFE). Com aplausos, emoção e compromisso renovado, eles marcaram o início de uma nova etapa de dedicação à educação pública da cidade.

Diante de familiares, colegas e gestores da educação, os formandos receberam seus certificados, simbolizando não apenas o encerramento de um ciclo, mas o avanço rumo à sala de aula com mais preparo, motivação e humanidade.

"A formação foi muito enriquecedora pra todos nós, ganhamos intencionalidade e passamos a entender os porquês de cada coisa, além de ter o contato com as formadoras, ter o exemplo delas e poder passar isso para os alunos é muito importante. Ganhamos além disso uma família, nós professores nos ajudamos, trocamos ideias, desabafamos uns com os outros” afirmou Melissa Oliveira, pedagoga recém-formada, que também destacou o valor da formação além do conteúdo técnico.

“Aqui, eu aprendi que educação é gente, é escuta, é transformar juntos", destacou. 


Melissa Oliveira celebra a conclusão da formação | Foto/PMSJC

Também presente à cerimônia, Vinícius Lopes Arnaut, professor de Educação Física, compartilhou sua motivação.

“Eu era professor em Guararema e vim para São José e essa formação da Efe é muito importante, eu nunca tive um tempo assim onde o professor pode se aprimorar, aprender coisas novas, compartilhar o conhecimento e ter uma troca com outros professores, eu não imaginava que nós iríamos ter esse período de formação. Foi muito importante a agregou bastante na caminhada profissional de cada um aqui e para aquilo que vamos aplicar na sala de aula", comentou. 


Vinícius Arnaut reforçou o valor da formação contínua e da troca entre professores como essencial | Foto/PMSJC 

Para Thaís Campos de Oliveira Freitas, supervisora de Formação e Diretora da Efe, o momento representa “uma conquista coletiva”. “Cada um aqui trouxe sua história, seu desafio, sua vontade de fazer diferente. E agora sai desta casa de formação não apenas como professor, mas como agente de mudança. Vocês estão preparados para construir um futuro melhor para a educação”, disse.


Thaís Freitas, durante a cerimônia, ressaltou o papel da formação como espaço de desenvolvimento humano | Foto/Cláudio Vieira

Uma nova jornada se inicia

Com os certificados em mãos, os educadores estão oficialmente habilitados para atuar nas unidades municipais de ensino. A expectativa é de que levem às suas salas inovação, empatia e metodologias que façam a diferença no dia a dia dos alunos.

A Escola de Formação do Educador da Prefeitura de São José oferece espaços para a realização de projetos que visam qualificar, capacitar e aperfeiçoar todos os professores da rede municipal, gestores escolares e demais profissionais da educação.

Os recém-contratados pela Prefeitura passam por período dedicado exclusivo à formação pedagógica, podendo chegar a três meses, com atividades práticas em laboratórios inovadores, residência pedagógica e capacitações para uso de tecnologias educacionais.

Os educadores e especialistas que já atuam nas escolas e na Secretaria de Educação e Cidadania também poderão contar com o local para formações e especializações para funções superiores e práticas pedagógicas inovadoras.


MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania

×