Mês da Música promete encontro de gerações e estilos
Atualizado em 31/10/2025 - 11:41
BRUNA BLACK
Um dos destaque é a cantora Bruna Black, participante da 9ª edição do 'The Voice Brasil', que se apresenta no próximo dia 26 de novembro - Foto: Divulgação

João Paulo Sardinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

*Colaborou o estagiário Gustavo Paiva

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza, em novembro, o Mês da Música. A programação terá shows que prometem encontro entre gerações e estilos, em palcos espalhados por São José dos Campos.

Um dos destaque é a cantora Bruna Black, participante da 9ª edição do “The Voice Brasil”, que se apresenta no próximo dia 26 de novembro, no Palco do Arquivo.

A edição deste ano foi ampliada. Em 2024, a programação durou uma semana.

As apresentações neste ano começam no próximo sábado (1º) e seguem até 31 de novembro (confira a programação abaixo).

Os ingressos para atrações que acontecerão no Cine Teatro Benedito Alves e no Teatro Municipal ficam disponíveis neste link dois dias antes da apresentação. Os demais shows não necessitam ingresso. Serão mais de 20 atrações durante todo o mês.

Programação

Dia 1º (Sábado)

11h - Bike – Arte Bruta

Local: Pátio do Museu

A apresentação psicodélica de início introspectivo vai crescendo em intensidade, construindo cadências progressivas, em faixas de seu álbum mais recente, Arte Bruta (2023). O BIKE traz toda experiência de 5 discos lançados e quase 10 anos de trabalho initerrupto do grupo joseense, em um show que promove e evoca diversas sensações aos presentes. Formada por Julito (guitarra e voz), Diego Xavier (guitarra e voz), Daniel Fumega (bateria) e João Gouvea (baixo).

 

Dia 2 (Domingo)

15h - Andanças Passarinheiras (Domingo no Parque)

Local: Arena do Parque da Cidade

Andanças Passarinheiras é um espetáculo lítero-musical onde duas cantoras e contadoras de histórias, acompanhadas por músicos, cantam e contam canções e histórias que um passarinho trouxe de suas “andanças” pelos campos e cidades. A apresentação é feita de forma lúdica e interativa, com adereços cênicos e instrumentos musicais, e as crianças são convidadas a participar ajudando a formar as rimas, cantando e dançando.

 

Dia 8 (Sábado)

11h - Capoeira Angola

Local: Pátio do Museu

A Capoeira Angola é expressão da tradição afro-brasileira calcada em exercícios de (con)vivência grupal. Sua prática representa a conjugação de diferentes manifestações culturais que incluem a dança, a música, a dramatização, a brincadeira, o jogo e a espiritualidade. Em seu ritual, todos participam e cada um é fundamental e único. Para o jogo formamos uma roda que faz a representação do mundo com elementos de sustentação e ordenação: música, palavra cantada, fundamentos e ética do jogo.

 

20h - Ritmos Brasileiros (Duo Da Mata)

Local: Cine Teatro Benedito Alves (Sábados Musicais)

Este espetáculo será uma apresentação musical, presencial, com obras de compositores brasileiros, executadas pela pianista e flautista Liliana Bertolini e pelo guitarrista Douglas José Silva, em palco italiano e/ou espaço cênico alternativo, com temática destinada ao público em geral, com classificação etária livre. Terá duração de aproximadamente 60 min. de música e comentários informativos sobre as obras.

 

Dia 13 (Quinta)

20h - Iretta Sanders & The Simi Brothers - Mississipi Queen of the Blues

Local: Teatro Municipal

Nascida na cidade de Tunica, Iretta Sanders é uma autêntica representante do som do Mississippi. Enraizada nas tradições locais, cresceu cantando na igreja e logo passou a ser figura frequente nas "Juke Joint's" entre Memphis e Clarksdale, região onde ela segue atuante, sendo artista residente no famoso Blues Club do ator Morgan Freeman, o "Ground Zero". Com um vocal potente e dinâmico, "Queen" Iretta domina o palco e envolve o público com seu carisma e performance vibrante. Ao lado dos irmãos brasileiros The Simi Brothers, a cantora irá apresentar clássicos do Mississippi Blues e Houserocking, mesclados a temas originais de seus três álbuns: "Mississippi", "Blues Club Jumpin" e "Let's Party Right".

 

Dia 15 (Sábado)

11h - Choro em Detalhes

Local: Pátio do Museu

A apresentação musical "Choro em Detalhes" é baseada exclusivamente em composições instrumentais do Choro e consiste em lembrar e homenagear os grandes compositores do gênero, reproduzindo suas peças mais famosas. O repertório é formado por peças instrumentais tradicionais e consagradas do gênero, com breves explanações sobre curiosidades, vida e obra dos autores entre as execuções de uma peça e outra.

 

20h - O Palco é Delas (Duo Insight e convidado)

Local: Cine Teatro Benedito Alves

O palco é delas é um convite para visitar enredos e personagens femininas incríveis, descobrindo suas histórias e fazendo o público se reconhecer nas cenas e nos sentimentos humanos que as permeiam, explorando através das encenações das cantoras o cômico, o mistério, o amor e o drama. Há narrações para ambientar o público e contar as histórias e personalidades de mulheres fortes, influentes, charmosas e poderosas do mundo da Ópera. O espetáculo é livre a todas as idades e públicos.

 

Dia 16 (Domingo)

15h - Magrela & Panceta

Local: Arena do Parque da Cidade

Os artistas interpretam personagens de “crianças crescidas” que não perderam a pureza e maneira inocente de enxergar o mundo. Cantando músicas infantis de todos os tempos, o grupo cativa bebês, crianças e famílias. As canções enaltecem a amizade e o amor pelos animais. Panceta se diverte muito trocando o nome dos bichos nas canções tradicionais, e as crianças sempre o corrigem com gargalhadas e indignação. A interação permeia todo o show.

 

17h - Raízes

Local: Deck da Anchieta

Inspirado pela junção da música de concerto com as manifestações populares, com influências do movimento armorial, e de cantadores como Elomar e Dércio Marques, Ricardo Dutra toca viola brasileira, violão e canta com mais cinco músicos um repertorio de onze canções de autoria do compositor e parcerias com outros artistas. As canções navegam pelos estilos da música regional, e da música popular brasileira, com referências de ritmos tradicionais como bumba meu boi, catira, folia de reis e baião.

 

Dia 22 (Sábado)

11h - Jongo (Mistura da Raça)

Local: Pátio do Museu

Jongo próprio do sudeste nascido ainda em contexto de escravidão, surgiu como forma de comunicação e expressão dos povos Africanos desde então passou-se por gerações até hoje na Roda, posiciona-se os dois tambores, caxambu e candongueiro e o mucoco. São entoados pontos de louvação, desafio, visaria, entre outros, os pares vão se revezando numa coreografia ao centro da roda, finalizando com pontos de encerramento. Entre os momentos são feitas conversas a respeito da cultura, fundamentos e lutas.

 

20h - O Choro, Ontem, Hoje e Sempre

Local: Cine Teatro Benedito Alves

No show, “O Choro ontem, hoje e sempre”, o quarteto, hoje formado pelos músicos Luiz Paulo Muricy (cavaquinho), Bruno Bertolino (percussão), Claudio Ferreira (violão 7 cordas) e Everton Campos (flauta transversal), apresenta um passeio pelo Choro e suas vertentes (samba, baião, maxixe, frevo, tango brasileiro), com clássicos que compõem a história da música popular brasileira a partir do século XX, chegando ao movimento contemporâneo, contudo, com a preocupação da preservação da linguagem.

 

Dia 23 (Domingo)

15h - Parapá (Canto da Coruja)

Local: Arena do Parque da Cidade

O Show Parapá é o segundo do grupo, traz composições novas e novos arranjos para outras composições, músicas de autoria de João Fernandes, Izildinha Costa e Paulo Russo, um trabalho bem elaborado e vem compor o conjunto, Ana Clara Soares e Paulo Russo, uma diversão para crianças de todas as idades.

 

Dia 26 (Quarta-feira)

20h - Cena de Mulher Especial Mês da Música com Bruna Black

Local: Palco do Arquivo

 

Bruna Black

Nascida em Diadema (SP), Bruna Black é cantora e compositora formada em canto popular pela Etec de Artes e com formação erudita pela Escola Municipal de Música de São Paulo. Ganhou destaque ao lado de Jota.pê no duo ÀVUÀ, com o single “Conte Comigo” e participação no álbum Onze, indicado ao Grammy Latino em 2022. Também participou do The Voice Brasil, chegando às quartas de final. Em 2024, assinou com a Som Livre e lançou “Continue”, abrindo caminho para seu primeiro álbum solo, Fulorá (2025), que une raízes nordestinas, experimentação sonora e estética refinada.

 

Dia 27 (Quinta)

20h - Cangote Samba Clube

Local: Palco do Arquivo

O Cangote, como o nome já evidencia, é um grupo formado por músicos apaixonados pelo samba. Sua proposta é homenagear as grandes vozes e composições do nosso país, conferindo um espaço especial às matriarcas e mestres do samba e aos ritmos de matriz africana. Dos sambas clássicos aos pagodes modernos, de Dona Ivone Lara à Péricles, o Cangote Samba Clube leva alegria por onde passa.

 

Dia 28 (Sexta)

20h - Walmir Gil Quinteto (João Donato, Sempre Presente)

Local: Palco do Arquivo

O trompetista e arranjador Walmir Gil celebra o legado de um dos gênios da música brasileira com um álbum instrumental que une a simplicidade melódica de Donato a ritmos contagiantes.

 

Dia 29 (Sábado)

11h - Músicas Del Sur

Local: Pátio do Museu

Com este projeto, o Miriam De Luca, busca contribuir para o fortalecimento dos laços culturais entre Argentina e Brasil através da música. Ao iniciar sua trajetória cultural, na cidade de São José dos Campos, ela entende que há muitas pessoas que sentem carinho pela música argentina y uruguaya e seus artistas como:Carlos Gardel, Astor Piazzolla, Charly García, Mercedes Sosa, Ruben Rada, etc. Esta artista, pretende trazer essas fundações, que não identificaram como irmãs, nesta América Latina.

 

20h - Diego Xavier & Trio

Local: Cine Teatro Benedito Alves

Prestes a lançar seu terceiro disco solo, Diego Xavier e seu Trio (Ricardo Garofallo no baixo e Rodrigo Leal na bateria e agora percussão de Saulo de Paula) passeiam por sua discografia. Passando pelo lo-fi e pós rock a apresentação mostra toda a experiência de 7 anos tocando e criando juntos em um show explosivo e dançante.

 

20h - Cine Rock Especial Mês da Música com Anversa, Inflame e Eskröta

Local: Palco do Arquivo

 

Anversa

A Anversa é uma banda de São José dos Campos-SP formada em 2018, que mistura hardcore com rock clássico, hard rock, metal e punk rock. Sua música é intensa e energética, com letras que transmitem emoção e poder. A sinergia do grupo cria uma energia única no palco, fazendo com que cada show seja uma experiência inesquecível para o público.

 

Inflame

Formada por músicos roqueiros de duas gerações — pais e filhos — a banda traz uma proposta potente, visceral e consciente. Com 9 faixas autorais, a banda assume publicamente a identidade straight edge, se posicionando contra o uso de drogas e a favor de uma vida com propósito e presença. Nos palcos, a banda entrega energia, identidade e conexão. Um projeto que já nasceu com personalidade e com muito a dizer.

 

Eskröta

A Eskröta é uma banda de crossover, formada em 2017 no interior de São Paulo. As composições abordam empoderamento feminino e problemas sociais desde a sua fundação. Em 2018, o EP “Eticamente Questionável” trouxe mensagens importantes e teve uma boa repercussão no cenário underground brasileiro e em 2023, o álbum “Atenciosamente, Eskröta” consolidou ainda mais a banda, abrindo espaço para convites em diversos festivais, como Rock In Rio (2024) e Knotfest Brasil (2024), além de expandir a sua própria comunidade de fãs.


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×