Prefeitura inicia obra da nova escola infantil do Santa Júlia
Atualizado em 29/10/2025 - 13:46
EMEI Santa Júlia
Com área construída de 1.545,25 metros quadrados, a Emei terá capacidade para atender até 376 crianças da região sudeste - Foto: PMSJC

Claudio Ferreira Ribeiro
Gestão de Obras

Colaborou a estagiária Mirella Ramos Ferreira

Uma nova escola de educação infantil vai beneficiar a região sudeste de São José dos Campos. A obra começou a ser executada pela Prefeitura na Avenida Maria Hipólita de Souza, no Jardim Santa Júlia, e tem prazo de conclusão para o segundo semestre de 2027.

Com área construída de 1,5 mil metros quadrados, a Emei terá capacidade para receber cerca de 300 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino) ou em período integral.

A nova unidade vai atender famílias do bairro e adjacências, como Santa Luzia, Santa Rosa, São Judas Tadeu, Jardim do Lago, São Leopoldo, Vila São Benedito, Residencial Cambuí e Uirá. A obra recebeu investimento de R$ 6.550.000, com recursos próprios do Município e verba do Governo Federal, por meio do PAC.

Estrutura completa

O prédio seguirá o projeto padrão de creche pré-escola tipo 1, desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A unidade contará com uma infraestrutura moderna e acessível, distribuída em diversos ambientes pensados para o conforto e desenvolvimento das crianças.

Serão 2 berçários com 2 fraldários integrados, 8 salas de aula infantis (de 1 a 5 anos e 11 meses), solários, lactário, sala multiuso, refeitório, cozinha, pátio coberto, playground e estacionamento. O prédio também contará com sanitários adaptados para pessoas com deficiência, vestiários para funcionários, área administrativa, sala de professores e lavanderia com depósito de material de limpeza, entre outros espaços de apoio.


A obra começou a ser executada pela Prefeitura na Avenida Maria Hipólita de Souza | Foto: PMSJC

Obras em andamento

As obras seguem as etapas previstas para edificações públicas de grande porte, iniciando pelos serviços preliminares, como instalação da placa de obra e fechamento do terreno com tapume metálico.

Em seguida, são realizadas a movimentação de terra, execução das fundações, superestrutura, vedações verticais e instalação das esquadrias.

Na fase final, a obra recebe os revestimentos internos e externos, pintura e acabamentos, além da implantação dos sistemas elétrico, hidráulico, de águas pluviais, de climatização e de proteção contra incêndio.


MAIS NOTÍCIAS
Gestão de Obras

×