Carreta da mamografia começa a atender no Centro da Juventude
Atualizado em 29/10/2025 - 16:32
Carreta da Mamografia e Empreendedorismo - SP POR TODAS. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 29-10-2025
Valdineia chegou cedo para pegar senha do exame na unidade móvel; atendimentos no local seguem até dia 8 - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Claudio Ferreira Ribeiro
Saúde

Colaborou o estagiário Igor Claret

Começaram nesta quarta-feira (29) os atendimentos da Carreta de Mamografia, promovida pelo Governo de São Paulo em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos. A unidade ficará no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América) até o dia 8 de novembro e vai oferecer 550 exames gratuitos no total.

Os exames são realizados por demanda espontânea de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Diariamente serão entregues 50 senhas por ordem de chegada.

As mulheres de 50 a 69 anos​ precisam apresentar o cartão do SUS e o RG. Já aquelas que têm entre 35 e 49 anos ou acima de 70 deverão levar também a solicitação médica.

Logo após o procedimento, a paciente leva as imagens impressas, e o laudo online fica disponível até 48 horas. A iniciativa integra a programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Aprovação

“Estou gostando, fui bem recepcionada e espero ter mais vezes este evento para mais mulheres,” afirmou Valdineia Aparecida, moradora do São Judas Tadeu, uma das mulheres atendidas no primeiro dia. “Eu soube esta semana sobre o programa e só tenho a agradecer pela iniciativa”, ressaltou.

Durante a cerimônia oficial de lançamento da ação, a secretária estadual em exercício de Políticas para a Mulher, Eliana Alves, destacou a importância da unidade móvel de mamografia para o público feminino. “As carretas representam mais que serviços de saúde. Elas são símbolo de cuidado, acolhimento e oportunidade", afirmou. 

Trabalho de prevenção

O atendimento preventivo é feito em qualquer UBS da cidade, sendo que a paciente nem precisa passar em consulta médica. As enfermeiras do acolhimento são capacitadas para dar orientações, fazer o exame de palpação de mamas e a coleta de preventivo de colo uterino. Elas podem solicitar a mamografia para todas as mulheres, conforme faixa etária e critérios clínicos.

Apenas em 2025, já foram realizadas 25.364 mamografias entre janeiro e setembro. No ano passado inteiro, foram 35.998.

Por meio do núcleo Previna (Programa de Prevenção ao Câncer), é realizado um trabalho perene, todos os dias, de acompanhamento de pacientes com câncer. Tudo isto facilita e dá rapidez ao tratamento, promovendo a detecção precoce de nódulos. Quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de cura.


GALERIA DE FOTOS

MAIS NOTÍCIAS
Saúde

×