Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania
Em celebração ao Dia do Aviador, cerca de 20 alunos do Programa Decolar viveram uma tarde especial na Casa Encantada, localizada dentro do Parque Santos Dumont, na região central de São José dos Campos.
Divididos em dois grupos, os estudantes participaram de uma atividade imersiva sobre a história da aviação e de Santos Dumont, além de uma roda de conversa com o capitão-aviador Erlon, da Força Aérea Brasileira e integrante do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).
Durante o encontro, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer de perto curiosidades sobre o universo da aviação, tirar dúvidas e conversar sobre as possibilidades de carreira nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
“Foi uma experiência incrível. Sempre ouvi meu pai, que trabalha na Embraer, falar sobre aviões e como tudo funciona. Participar dessa atividade despertou ainda mais minha vontade de seguir nessa área, é uma profissão que quero seguir”, contou Samuel Souza, de 13 anos, aluno do Projeto Decolar.
O Programa Decolar é uma iniciativa da rede de ensino público de São José dos Campos que busca identificar, acompanhar e estimular alunos com altas habilidades ou talentos para que desenvolvam ao máximo seu potencial

Samuel Souza sonha em seguir carreira na aviação e se inspirou ainda mais com a visita - Foto/PMSJC
A curiosidade e o encantamento também marcaram a experiência da estudante Sophia Oliveira, de 11 anos, que participa do módulo de cultura aeronáutica.
“Acho o avião uma coisa muito doida, porque é tão pesado e como pode flutuar no ar? Minha família tem ligação com a aviação, e eu queria entender como tudo isso acontece e funciona”, disse ela.

Sophia Oliveira ficou encantada ao aprender mais sobre a aviação - Foto/PMSJC
Além de aprender sobre a trajetória de Santos Dumont e sua importância para a história da aviação, os alunos conheceram os espaços interativos da Casa Encantada, onde ciência, arte e imaginação se misturam para despertar o interesse pelo conhecimento.
A ação faz parte do Projeto Decolar, uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, que tem como objetivo ampliar o repertório cultural e científico dos alunos da rede municipal. O projeto promove experiências educativas fora da sala de aula, estimulando a curiosidade, o pensamento criativo e o protagonismo dos estudantes.
Parceria
A presidente executiva do INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro, Neide Pereira Pinto, destacou a importância da parceria com o município na formação dos alunos e educadores.
“Acreditamos que experiências como essa ajudam a despertar talentos e abrir horizontes. Um dos nossos objetivos com essa parceria é inspirar os jovens a seguir a carreira, hoje a Embraer por exemplo é uma indústria que vende muito e precisamos de mão de obra no setor, os jovens tem uma rica oportunidade de conhecer as oportunidades, estudar e se interessar, ainda mais em São José, que é a cidade da aviação”, afirmou.

Neide Pereira Pinto, do INVOZ, destacou a importância da parceria com a Prefeitura - Foto/PMSJC
Por meio da parceria com o INVOZ, a Prefeitura fortalece ações voltadas à formação de professores, estímulo à criatividade e incentivo ao protagonismo estudantil, pilares esses que também inspiram o Decolar e iniciativas como a vivenciada na Casa Encantada.
Entre curiosidade, aprendizado e encantamento, o que ficou para os alunos foi a certeza de que o céu é o limite quando o assunto é aprender e sonhar.
MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.