Reconhecimento facial do CSI auxilia na prisão de procurado
Atualizado em 23/10/2025 - 14:39
Câmera em praça - CSI
O CSI conta com 1.186 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, a previsão é que o municipio passe a contar com 1691 câmeras após a conclusão do processo de ampliação - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Paz
Proteção ao Cidadão

O sistema de reconhecimento facial do Centro de Segurança e Inteligência (CSI) de São José dos Campos auxiliou na ocorrência da prisão de um homem procurado pela Justiça pelos crimes de estupro e tráfico de drogas, na manhã desta quinta-feira (23). 

Por volta das 8h15, os operadores do CSI identificaram, por meio das câmeras inteligentes, a presença de um possível procurado nas instalações do Hospital Clínica Sul. As informações foram imediatamente repassadas via rede de rádio às equipes em patrulhamento.

Com base nas características repassadas, a equipe da Guarda Civil Municipal localizou o suspeito dentro da unidade hospitalar. Após a abordagem, a identidade do homem foi confirmada e constatou-se um mandado de prisão ativo.

O indivíduo foi conduzido à Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde permaneceu preso após a confirmação do mandado judicial.

Tecnologia e integração

Desde sua implantação o Centro de Segurança e Inteligência já atuou em 3.603 ocorrências, que resultaram em 1676 detidos e 371 procurados capturados. A ação reforça a eficiência do sistema de monitoramento do CSI, que utiliza câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e leitura automática de placas veiculares (OCR), operando 24 horas por dia em apoio às forças de segurança.

O trabalho conjunto entre o Centro de Segurança e Inteligência e a Guarda Civil e o programa São José Unida tem contribuído diretamente para a localização de procurados da Justiça, prisões em flagrante e redução dos índices criminais na cidade.


MAIS NOTÍCIAS
Proteção ao Cidadão

×