São José abre as cortinas para o 39º Festivale
10/10/2025 09:10
O Mercador de Veneza
'O Mercador de Veneza', de William Shakespeare, protagonizada por Dan Stulbach, compõe a programação a ser divulgada nos próximos dias. Imagem: Igor Dallegrave - Foto: Divulgação

João Paulo Sardinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Um dos maiores e mais tradicionais festivais de artes cênicas do Brasil, o 39º Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba) começa no próximo dia 23 de outubro, em São José dos Campos, com espetáculos aclamados pelo público, grandes musicais, atrações circenses e peças infantis em 20 palcos espalhados pela cidade.

Nesta edição, o evento terá cerca de 50 apresentações de todo o país. Entre os destaques do festival, que acontece até o dia 1º de novembro, estão as peças “Não me entrego, não!”, monólogo do ator Othon Bastos, e “O Mercador de Veneza”, de William Shakespeare, protagonizada por Dan Stulbach.

A programação será composta por 26 espetáculos teatrais selecionados pela organização do evento, peças viabilizadas por meio de editais, atrações inscritas no projeto Circulação, além de convidados.

Mais de 500 profissionais irão trabalhar nos bastidores do Festivale, que tem público estimado de 30 mil espectadores.

Destaques

O monólogo “Não Me Entrego, não!” abre o festival no dia 23. Comemorando 92 anos de vida e mais de 70 de carreira, o ator Othon Bastos sobe ao palco do Teatro Municipal relembrando suas vivências e fatos marcantes de sua trajetória.


O ator Othon Bastos abre o festival | Foto: Beti Niemeyer

Outro destaque será a peça “O Mercador de Veneza”, de William Shakespeare, protagonizada por Dan Stulbach. Um elenco de 12 atores conta a história de Antônio, mercador que contrai uma dívida com o agiota Shylock e oferece como garantia uma libra de sua própria carne. O não pagamento da dívida desencadeia um julgamento dramático, colocando em pauta temas como justiça e preconceito.

Relevância

Companhias de cinco estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Distrito Federal e Santa Catarina) desembarcam em São José dos Campos nos próximos dias. Dos 26 selecionados, 12 são da cidade.

Ao todo, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo recebeu 319 inscrições de todas as regiões do Brasil.

O número de inscritos nesta edição foi 78% maior em relação a 2024, quando foram 179 inscritos para o Festivale. 

A programação completa, incluindo as atividades formativas, será divulgada nos próximos dias.

A 39ª edição do Festivale é realizada pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) e Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), com promoção das rádios Jovem Pan FM e CBN Vale FM.


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×