Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania
Colaborou o estagiário Igor Claret
Os preparativos para o SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) seguem a todo vapor em toda a rede de ensino municipal.
Na Emefi Professor Waldemar Ramos, localizada no bairro Vista Verde, por exemplo, todos seguem o lema da escola de “não deixar ninguém para trás”, com ações especiais, como: reforço, sala de leitura e oficina de redação.
Um dos principais preparativos é pelo Recupera, programa da rede municipal com foco em aprimorar as habilidades dos alunos, fazer um grupo de leitura que auxilia os alunos na interpretação de texto e leitura, além de simulados.
"Aqui na Emefi Waldemar Ramos a preparação para o SAEB acontece de várias formas como, por exemplo, com conteúdo bimestral que cai nas provas e que nós complementamos junto de material didático, atividades semanais, simulados e o programa Recupera, com conteúdo adicionais para a prova.” explicou o professor de português, Adams Lopes.
Professor Adams Lopes falou das ações que fortalecem o aprendizado e a preparação para o SAEB | Foto/PMSJC
Leitura e simulados
“Eu acredito que nossa escola vai muito bem porque os alunos estão preparados por conta dos preparativos que os professores passam com os exercícios voltados para o SAEB”, disse Laura Peixoto, de 15 anos, estudante do 9° ano.
Laura Peixoto está confiante no desempenho da escola nas avaliações | Foto/PMSJC
A mesma expectativa vem da estudante Bianca Tavares, de 14 anos, que complementa: “Estamos tendo muitas atividades e simulados, o Recupera ajuda muito os alunos que têm dificuldade, como a redação, para o SAEB e os vestibulinhos. Queremos manter o desempenho alto da escola igual foi em 2021”, disse.
Bianca Tavares, destaca a importância dos simulados para manter o bom desempenho da escola | Foto/PMSJC
O grupo da leitura também é um dos preparativos que tem foco na leitura de qualidade, foco, na interpretação e também em incentivar o prazer pela leitura, como destaca a Ana Cláudia Reis, professora da Sala de Leitura.
"O projeto tem foco na leitura de qualidade, todo mês pegamos os simulados do SAEB para ver qual leitor eles tiveram mais dificuldade, para a gente abordar no grupo. Conversamos sobre os livros e também temos a ficha de leitura para eles acompanharem o avanço, além disso temos jogos educativos para melhorar o foco e atenção”, explicou Ana Cláudia.
Professora Ana Cláudia Reis, da sala de leitura, reforça sobre as ações voltadas à interpretação de texto | Foto/PMSJC
"Eu gosto muito do clube da leitura, pois me ajuda a desenvolver e me ajuda nas tarefas. Aqui também eu descobri muito livros, quando crescer eu vou me inspirar nos escritores”, contou Arthur Rodrigues, de 10 anos.
“Eu já lia e gostava de ler, mas agora estou lendo melhor e descobrindo mais livros, ajudou bastante nas tarefas e nas provas para ler melhor”, disse animado Pedro Oliveira, também de 10 anos.
Saiba mais: Estudantes da rede municipal se preparam para o SAEB
MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.