Ação integrada interdita fábrica clandestina de bebida
Atualizado em 10/10/2025 - 17:38
Grupo Tático  com Moto
As ações integradas entre as forças de segurança e departamentos da Prefeitura fazem parte do Programa São José Unida - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Paz
Proteção ao Cidadão

Uma operação integrada, realizada na manhã desta quinta-feira (9), resultou no flagrante e na interdição de uma fábrica clandestina de cachaça, instalada nos fundos de um empório, na região norte de São José dos Campos.

A ação foi conduzida pela Polícia Civil, por meio do 4º Distrito Policial, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e equipes da Prefeitura, da Vigilância Sanitária e do Departamento de Fiscalização de Posturas e Estética Urbana. 

Prisão e interdição

O responsável pelo local, um homem de 44 anos, foi preso em flagrante pelo crime de falsificação de produto destinado a consumo humano, previsto no artigo 272 do Código Penal.

O estabelecimento também foi autuado e interditado por falta de alvará e licenciamento sanitário.

Estrutura irregular

Na vistoria, os agentes encontraram tonéis cheios de líquidos sem identificação, além de garrafas, tampas, rótulos e materiais utilizados para envase e rotulagem.

O ambiente apresentava condições insalubres, com sinais de presença de insetos e roedores, além de um frasco contendo clorpirifós, produto altamente tóxico e impróprio para qualquer processo de produção de bebidas.

A equipe do Instituto de Criminalística coletou amostras que serão analisadas em laboratório para verificar a composição química e identificar possíveis substâncias nocivas, como o metanol.


Local insalubre e sem alvará foi interditado na região sul | Foto: Divulgação

Integração

A ocorrência reforça a importância da integração entre forças policiais e órgãos municipais por meio do São José Unida, no enfrentamento às irregularidades e combate ao crime.

Com esforços conjuntos, a Prefeitura e as forças de segurança seguem firmes no combate às práticas ilegais que colocam em risco a saúde da população e a ordem pública. 


MAIS NOTÍCIAS
Proteção ao Cidadão

×