Lucas Brito
Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou a programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Além dos serviços contínuos voltados à saúde da mulher, a cidade preparou uma série de ações para fortalecer a campanha junto à população e aos colaboradores da rede municipal de saúde.
O destaque será a chegada das Carretas de Mamografia e Empreendedorismo do movimento SP Por Todas, da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher, que ficarão no Centro da Juventude a partir do dia 27, oferecendo 550 exames gratuitos para a população, além de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Sebrae e Senac, voltados para a promoção da autonomia financeira.
Carreta do Empreendedorismo acompanha a da Mamografia | Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Outro impacto será a carreta do programa “Marque Esse Gol”, que atenderá no Estádio Martins Pereira, no dia 16. A iniciativa é do São José Esporte Clube, em parceria com a Federação Paulista de Futebol e a Fundação Laço Rosa.
Em 2024, 60 mulheres realizaram suas mamografias por meio da ação no Martins Pereira | Foto: Celso Gomes/SJEC
Para garantir a continuidade dos atendimentos após a campanha, a oferta de vagas para mamografias será ampliada em 54%, graças a um novo credenciamento de prestadores que será aberto nas próximas semanas. Esse reforço permitirá reduzir filas e agilizar o acesso das mulheres, saltando de 1.300 para 2.014 exames mensais.
Atividades especiais
Ao longo do mês de outubro, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve vão intensificar a coleta de exames preventivos e a busca ativa de mulheres em atraso para citologia e mamografia, com envio de mensagens via WhatsApp para orientações. Serão organizadas salas de espera e oficinas temáticas nos grupos de artesanato e dança.
As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), o Hospital Municipal, Clínicas Sul e demais unidades irão distribuir materiais informativos e estarão decoradas com as cores da campanha. Haverá palestras e rodas de conversa abertas à comunidade, e os colaboradores receberão capacitações e encontros de engajamento.
A fachada do Hospital Municipal está iluminada com a cor rosa | Foto: Divulgação/SPDM
Para aumentar a divulgação da mensagem, o Arco da Inovação estará iluminado de rosa.
Ponte estaiada estará ainda mais bonita nas noites de outubro | Foto: Adenir Britto/PMSJC
Cuidados integrais
O atendimento preventivo é feito em qualquer UBS Resolve da cidade, sendo que a paciente nem precisa passar em consulta médica. As enfermeiras do acolhimento são capacitadas para dar orientações, fazer o exame de palpação de mamas e a coleta de preventivo de colo uterino. Elas podem solicitar a mamografia para todas as mulheres, conforme faixa etária e critérios clínicos.
Apenas em 2025, já foram realizadas 25.364 mamografias entre janeiro e setembro. No ano passado inteiro, foram 35.998.
Através do núcleo Previna (Programa de Prevenção ao Câncer), é realizado um trabalho perene, todos os dias, de acompanhamento de pacientes com câncer. Tudo isto facilita e dá rapidez ao tratamento, promovendo a detecção precoce de nódulos. No caso do câncer, quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de cura.
Nas UBSs, as joseenses têm acesso ainda a consultas ginecológicas, pré-natal e acompanhamento no puerpério, vacinas, como a HPV, que evita as complicações causadas pelo vírus, e a dTpa para gestantes, que protege o bebê contra coqueluche.
Também são oferecidos métodos contraceptivos, aconselhamento pré-concepcional, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite e de gravidez, exames laboratoriais, ultrassons obstétricos, educação nutricional, atendimento odontológico para gestantes e visitas domiciliares dos agentes de saúde.
As pacientes podem participar de atividades coletivas promovidas pelas unidades, como caminhadas, práticas integrativas e complementares que reforçam o autocuidado.
Na atenção especializada, o município disponibiliza cirurgias e ultrassonografias ginecológicas e mamárias, consultas com mastologistas, biópsia mamária e de colo uterino, diagnósticos oncológicos, ressonância magnética, colposcopia, mamografia, densitometria óssea e pré-natal de alto risco.
As vítimas de violência sexual recebem atendimento imediato e humanizado no Ambulatório da Mulher, ligado ao Hospital Municipal, com exames, medicação, apoio psicológico e assistência social. As UBSs e UPAs também prestam acolhimento com as devidas orientações e encaminhamentos necessários.
MAIS NOTÍCIAS
Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.