Jovens da Fundhas participam de encontro sobre o ECA
Atualizado em 04/10/2025 - 11:02
O evento reuniu 326 crianças e adolescentes de diferentes regiões paulistas
O evento reuniu 326 crianças e adolescentes de diferentes regiões paulistas - Foto: PMSJC

Henrique Macedo
Fundhas

O município de São Pedro, no centro do Estado de São Paulo, sediou entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro o VI Encontro Lúdico do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca-SP). O evento reuniu 326 crianças e adolescentes de diferentes regiões paulistas e contou com a participação de oito jovens da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), representando São José dos Campos.

O encontro celebrou os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e promoveu debates sobre os desafios do século 21, com destaque para temas como: combate ao racismo, educação, saúde mental e sustentabilidade.
Adolescentes discutiram propostas nas áreas de educação e saúde / Foto: PMSJC

De acordo com a vice-presidente do Condeca e coordenadora da Comissão Organizadora, Janaína Cristina Souza, a iniciativa teve como objetivo avaliar a implementação do ECA e ampliar a participação infantojuvenil na formulação de políticas públicas.

Para o supervisor da Fundhas, Ronaldo Oliveira, a participação foi uma experiência única e transformadora para os adolescentes.

“As atividades de interação, os debates e a indicação de propostas deram aos jovens conhecimentos práticos sobre o ECA e uma vivência no exercício político, fortalecendo a visão sobre políticas públicas voltadas à assistência social, saúde e educação”, destacou.

Durante o encontro, também houve a escolha de representantes para a Conferência Regional 2026 (Vale do Paraíba e Região) e para o CPA – Conselho Participativo do Adolescente do Estado de São Paulo, que terá a missão de levar propostas paulistas ao Conanda – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O atendido da Fundhas, Miguel Aurélio Nandin, foi candidato, concorrendo com a adolescente Luna Mendes Teixeira, de Piracicaba, que foi eleita para a vaga.

Miguel e Ryan representaram a Fundhas no evento / Foto: PMSJC

Miguel destacou a importância da experiência.

"O evento foi muito participativo e educativo. Tivemos a oportunidade de formar grupos, elaborar projetos e até votar em propostas que poderão virar lei em Brasília. Foi uma vivência de muita aprendizagem e responsabilidade. Agradeço à Fundhas pela oportunidade”, afirmou.

A participação dos jovens da Fundhas reforça o compromisso de São José dos Campos com a promoção dos direitos da criança e do adolescente e o incentivo à formação cidadã, garantindo voz ativa às novas gerações, na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×