Jovens talentos da ciência têm imersão aeroespacial em São José
Atualizado em 06/11/2025 - 16:27
Projeto Sócios-Mirins visita o MIC. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 05-11-2025
Estudantes do projeto Sócios-Mirins visitaram o MIC e o Programa Decolar durante semana de experiências em instituições científicas e tecnológicas do município - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania

*Colaborou a estagiário Igor Claret

São José dos Campos recebeu nesta quarta-feira (5) os participantes do Projeto Sócios-Mirins, iniciativa da Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA) que incentiva estudantes de 7 a 14 anos com interesse em ciência e tecnologia, especialmente na área aeroespacial.

A programação inclui uma semana de imersão na cidade, com visitas a instituições de referência, como parte do reconhecimento ao desempenho desses jovens na Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (OBICT).

Neste ano, 12 estudantes de diferentes regiões do país foram selecionados para o projeto, entre eles, Erin Otero e Caio Caffer, ambos de São José dos Campos, demonstrando o fortalecimento da cidade como polo educacional, científico e de inovação.

Durante a visita, os jovens estiveram no Museu Interativo de Ciências (MIC), na Vila Industrial, e participaram de atividades do Programa Decolar, iniciativa da Prefeitura que promove o desenvolvimento da alfabetização científica e do potencial de estudantes da rede municipal.

“Nós estamos tendo oportunidade de conhecer lugares que talvez sem o projeto nunca iríamos ir e São José tem lugares únicos e que contribuem para a ciência”, disse a estudante Erin, de 11 anos. 


Erin com o seu avô na visita ao Decolar I  Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Caio, também com 11 anos, destacou a experiência no MIC e no Decolar. “Já tinha vindo aqui no museu é um espaço muito legal, mas no Decolar não havia vindo ainda, gostei bastante da estrutura com as aulas de robótica e matemática”, afirmou. 

“Eu quero ser engenheiro mecânico e o projeto pode ajudar muito para eu realizar meu sonho”, destacou. 


Caio acompanhando do seu pai I  Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A comitiva foi acompanhada pelo professor e presidente da AEITA, Alex Lopes, que explicou o processo de ingresso. “Para participar é por meio da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (OBICT), os melhores colocados são entrevistados e selecionamos 10 e, neste ano, foram 12 selecionados", afirmou. 

Ele também destacou a escolha da cidade para a imersão. “Esta imersão é importante para eles pois aqui eles encontram a ‘sua tribo’ e aqui em São José é diferenciado pois aqui tem projetos e instituições que são somente aqui e também o projeto decolar que estamos visitando pela primeira vez”, comentou Alex. 


Professor e presidente da AEITA, Alex Lopes I  Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Também acompanhando as atividades estava Pedro Ricotta, de 13 anos, primeiro representante joseense selecionado em 2023. Ele avaliou a semana de experiências. “Esta semana está sendo muito criativa e de visita em lugares únicos, como o ITA e EMBRAER e vir no Decolar instiga os alunos daqui a procurar essa oportunidade, porque conhecimento não é só um troca mas também uma doação”, disse. 


Pedro acompanhado da mãe I Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Decolar

Realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, o programa Decolar busca identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados dotados e talentosos da rede.

As áreas trabalhadas pelo Decolar são: Criatividade, Habilidades e Expressão; Ciências, Investigação e Tecnologia; Comunicação; Organização e Humanidades. Os alunos escolhem as atividades conforme seus interesses e fazem um plano individual de trabalho. A partir desta programação, há ações e atividades semanais sempre no contraturno escolar.

Para fazer parte do Decolar, os estudantes com capacidade elevada são observados pelos professores da rede durante quatro anos (2º, 3º, 4º e 5º anos). Após esse período, passam por uma análise de dados e observação pela equipe de especialistas do programa.


MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania

×