Formação amplia olhar para diversidade nas escolas
Atualizado em 05/11/2025 - 17:30
Encontro da equipe técnica da SEC
Profissionais da rede de ensino municipal participaram de atividade sobre relações étnicos-raciais no Cefe - Foto: Divulgação

Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania

*Colaborou a estagiário Igor Claret

O Letramento Racial é um tema muito importante e vem ganhando cada vez mais espaço nas escolas. Pensando nisso, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, promoveu o primeiro encontro da equipe técnica da secretaria com uma palestra voltada para assessores e coordenadores pedagógicos nesta segunda-feira (3), no Centro de Formação do Educador (Cefe), em Santana. 

A iniciativa visa apresentar e compreender os conceitos fundamentais para o Letramento Racial, discutindo sobre as hierarquias sociais para compreender a importância das políticas públicas para a promoção da equidade, compreender as dimensões e as intersecções do racismo e iniciar a construção de um cotidiano antirracista na prática.

Formação

“A formação da educação étnica racial é muito importante para combater a desigualdade e buscar equidade, como nós estamos direto em contato com diretores e professores, então nós se educamos para que essa educação chegue até nossas crianças”, explicou Juliana Oliveira, assessora de política educacional.


Juliana Oliveira, assessora de política educacional que compartilhou ensinamentos com a equipe técnicaI Foto/PMSJC

O debate também reforçou a relevância de inserir o tema na rotina escolar, como forma de promover ambientes mais conscientes e acolhedores. Segundo Paulo Rodrigues, assessor de política de educação especial, “a formação amplia nosso repertório  e nos oferece conhecimento teórico e prático para lidar com questões raciais de forma crítica e sensível”. 

O evento contou com a presença de 72 profissionais, que aprovaram a abordagem do tema como parte de um processo pedagógico. Entre a missão da equipe está possibilitar que os indivíduos reconheçam, analisem e questionem as dinâmicas raciais em diferentes contextos, para o combate ao preconceito, como agentes de mudança que promovam uma sociedade mais justa e inclusiva.



MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania

×