Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania
A tarde de terça-feira (4) foi marcada por aprendizados, trocas culturais e olhares atentos ao cenário global. A abertura oficial da Simulação para o Ensino Fundamental (SIEF) 2025 reuniu cerca de 130 alunos dos anos finais de 45 escolas da rede de ensino municipal, além de 55 professores e 30 parceiros do Colégio da Embraer - Juarez Wanderley, no Centro de Formação do Educador (Cefe), em São José dos Campos.
A cerimônia de abertura emocionou os presentes com a apresentação do grupo de dança e do grupo bate lata da Emefi Profª Silvana Maria, do Jardim Cerejeiras.
A Sief continua nesta quarta (5) e quinta-feira (6), das 13h às 16h30, promovendo uma experiência que vai além da sala de aula, incentivando pesquisa, argumentação, empatia e cooperação. Os estudantes assumem o papel de delegações internacionais para debater desafios que dialogam diretamente com o mundo contemporâneo.

Grupo Bate Lata na Abertura da SIEF 2025 | Foto/PMSJC
Neste ano, a SIEF conta com quatro comitês:
“A proposta da SIEF é colocar o estudante como protagonista na construção do conhecimento, desenvolvendo argumentação, escuta ativa, empatia e responsabilidade diplomática. A inclusão do comitê da Unesco amplia ainda mais a diversidade linguística e cultural dessa experiência”,explicou Alexandre Miranda, professor de inglês e suporte pedagógico da SIEF.

Professor Alexandre reforçou a importância da diversidade cultural no evento | Foto/PMSJC
A abertura contou também com a participação da Secretária Geral da SIEF 2025, Larissa Gabriele de Paula Goulart, que conduziu o momento de abertura ao lado de autoridades da Prefeitura.
“A SIEF é um espaço onde cada estudante pode experimentar o diálogo, o respeito e a construção de soluções coletivas. Ver todos aqui, comprometidos com o debate e com o aprendizado, é a maior realização deste projeto”, afirmou Larissa Gabriele.

Larissa Gabriele conduziu a abertura da SIEF 2025 ao lado da equipe da Educação | Foto/Cláudio Vieira
Vivências que permanecem
Para muitos participantes, a SIEF é uma experiência que transforma o modo de ver o mundo. Laura Costa, 14 anos, estudante da Emefi Luzia Levina, do Jardim Cruzeiro do Sul, compartilhou sua emoção em viver a simulação pela primeira vez.
“Estava muito nervosa para participar, mas desde que cheguei fui muito bem recebida. Muitos me falavam que o SIEF me traria experiências incríveis, nessa abertura já pude sentir isso. É uma energia muito boa, estou ansiosa para os próximos dias", frisou a estudante.
Larissa dos Santos Pereira Cristo, 14 anos, da Emefi Luiza Maria Cavalcanti Guratti, do Setville, também relatou o impacto positivo.
“Participar da SIEF foi uma experiência emocionante, mais do que eu achava no início. Realmente participar é muito interessante e divertido ao mesmo tempo, ver todos os alunos se esforçarem para uma só coisa. É uma emoção participar dessa simulação, tudo parece muito real, pois é levado a sério pelos alunos. Está sendo uma experiência incrível que vou levar para minha vida", afirmou.

Alunas Laura e Larissa compartilharam a emoção de participar da simulação pela primeira vez | Foto/Cláudio Vieira
Ao final de cada debate, mais do que resoluções formais, os estudantes levam consigo valores como cooperação, responsabilidade e respeito.
A SIEF segue até quinta, reunindo jovens que pensam o presente e desenham o futuro com maturidade e sensibilidade. As notícias podem ser acompanhadas no Instagram da Sief.
MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.