Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania
*Colaborou a estagiário Igor Claret
O programa Decolar, uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos, realizou a Primavera Cultural, evento que mostra os diferentes talentos artísticos dos alunos em áreas como: música, dança, teatro e quadros, que foram expostos.
Realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), o evento contou a participação de mais de 60 alunos superando e encontrando diversos talentos. Também contou com o carinho dos pais, familiares, ex-alunos e mais pessoas que foram prestigiar a apresentação.
O evento acontece a cada 2 anos e, além do show de talentos, também teve projetos de robótica, cubo mágico, troca de informações, entre outras ações.
Impacto
“Os alunos são muito talentosos e ver a superação deles, se apresentando na frente dos pais e das outras pessoas, recebendo o carinho dos pais, tudo isso é fundamental", destacou Suellen Martins, responsável pelo programa Decolar.
Para alguns, a sensação de subir no palco foi única, mesmo com o nervosismo. Luanne Pyetra, aluna da Emefi Álvaro Gonçalves que participou da atividade de oratória e realizou o cerimonial do evento.
"Foi como uma prova das atividades, onde tivemos que usar e mostrar o que aprendemos no decorrer das aulas” destacou Luanne.
Já Kaio Tertuliano, da Emefi Dom Pedro de Alcântara, fala sobre a sua participação e destacou que o curso ajudou a encontrar algo que gostasse de fazer. “Minha experiência foi fantástica, após minha entrada no curso eu percebi que consegui encontrar algo que me apegasse", observou.

Trabalhos feitos por alunos do projeto Decolar I Fonte: Divulgação
O projeto
Realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, o programa Decolar busca identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados dotados e talentosos da rede.
As áreas trabalhadas pelo Decolar são: Criatividade, Habilidades e Expressão; Ciências, Investigação e Tecnologia; Comunicação; Organização e Humanidades. Os alunos escolhem as atividades conforme seus interesses e fazem um plano individual de trabalho. A partir desta programação, há ações e atividades semanais sempre no contraturno escolar.
Para fazer parte do Decolar, os estudantes com capacidade elevada são observados pelos professores da rede durante quatro anos (2º, 3º, 4º e 5º anos). Após esse período, passam por uma análise de dados e observação pela equipe de especialistas do programa.
MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.