Filme mobiliza rede de proteção a crianças e adolescentes
23/05/2025 09:46
Faça Bonito 2025 - Apresentação e debate do documentário "Apesar de”
Exibição do documentário promoveu escuta com especialistas da rede municipal - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos e o Hospital Municipal promoveram na quinta-feira (22) mais uma ação da campanha Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes. Realizado no Cefe, o evento teve como destaque a exibição do documentário Apesar de, seguida de um debate com profissionais da rede de proteção e a presença da diretora e a protagonista do filme.

Voltado a profissionais da saúde, educação, assistência social e ao público geral, o encontro foi uma oportunidade para ampliar a conscientização sobre o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

O longa-metragem narra a trajetória da contorcionista paulistana Georgia Bergamim, vítima de abuso sexual na infância que conseguiu a superação por meio da arte. A história sensível e impactante emocionou o público e serviu como ponto de partida para a discussão.

Após a sessão, a diretora Beatriz Prates participou da mesa de reflexão ao lado de Georgia e integrantes da equipe multidisciplinar do Hospital Municipal, referência na cidade no atendimento emergencial a vítimas de violência sexual. O diálogo trouxe à tona experiências, desafios e a importância de fortalecer cada vez mais a rede de proteção local.

Impressões

“É muito bom conseguir alcançar mais lugares com a nossa obra, em especial poder falar com um público que trabalha diretamente cuidando de crianças”, afirmou Beatriz, que assina também o roteiro e a produção executiva da obra. “Este apoio da Prefeitura é fundamental para que a mensagem chegue em quem realmente pode fazer a diferença, que é onde mais precisa."


Beatriz escreveu, dirigiu e produziu o filme | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

“A arte sempre esteve muito presente na minha vida, me abriu oportunidades e deu forças para sair do ambiente de abuso", disse Georgia. "O documentário, que também é uma forma de arte, me deu voz para que me escutassem e espero que faça o mesmo por outras pessoas.”


Georgia responde a perguntas do público após a exibição do filme | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

“O desafio de tratar de casos como esse é enorme, para qualquer um”, explicou a médica Carolina Scarpa, coordenadora da pediatria do Hospital Municipal. “E o primeiro passo sempre é conseguir identificar no paciente uma possível vítima. Por isso, valorizamos este momento de capacitação e sensibilização com a equipe para que todos estejamos mais atentos aos sinais e cientes do que devemos fazer para proteger aquela criança e garantir um futuro mais feliz para ela.”


Carolina foi uma das organizadoras do evento | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Integração

A iniciativa integra a programação da 25ª edição da campanha nacional, que busca engajar a sociedade, o poder público e os profissionais da rede para garantir a segurança e os direitos de crianças e adolescentes em todo o país. Em São José dos Campos, a Prefeitura apoia atividades especiais de conscientização e sensibilização promovidas pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Conselho Tutelar.

Já foram promovidas atividades em locais de grande circulação de pessoas e capacitações com servidores públicos que atuam diretamente na rede de proteção. A campanha é mais uma demonstração do compromisso da cidade com a promoção de uma sociedade mais segura, justa e acolhedora para todos os jovens.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×