S. José entra no mercado global de audiovisual com ida a Cannes
Atualizado em 13/05/2025 - 17:29
Cannes
Evento acontece até 21 de maio na França; neste ano, o Brasil é o país homenageado na Marché du Film - Foto: Divulgação

João Paulo Sardinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

São José dos Campos terá pela primeira vez na história representação institucional no Festival de Cannes, na França. A SJC Film Commission, lançada em abril deste ano pela Prefeitura e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, desembarca nesta quarta-feira (14) no Marché du Film, principal mercado internacional da indústria cinematográfica, que acontece até 21 de maio na França.

O Marché du Film reúne milhares de profissionais da indústria cinematográfica global. Este ano, são aguardados 14 mil profissionais de 140 países, que devem apresentar cerca de 4.000 projetos a algumas das mais importantes empresas do mercado audiovisual.

A participação da SJC Film Commission em Cannes, portanto, proporciona à cidade oportunidades únicas de networking com distribuidoras, agentes de vendas, financiadores, filme commission internacional,  e outros players do setor.

Neste ano, o Brasil é o país homenageado na Marché du Film.

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo integra a delegação oficial brasileira criada pelo Ministério da Cultura.

Já estão agendadas reuniões de negócios com executivos do setor, como da Portugal Film Commission, Instituto Mexicano de Cinematografia, além de representantes do Paris Film Region, governo da Índia e AFCI (Association of Film Commissioners Internacional).

A equipe vai integrar, entre outras programações, ações estratégicas, painéis, reuniões com entidades internacionais do cinema.

A presença da SJC Film Commission vai promover as oportunidades oferecidas pelo município, além de divulgar as políticas públicas de incentivo ao audiovisual desenvolvidas na cidade.

Também serão estabelecidas conexões com festivais, distribuidores, programadores, produtores e fundos internacionais, posicionando a cidade como parceira estratégica para coproduções e colaborações técnicas e criativas.

O Marché du Film, parte do Festival de Cannes, é o principal mercado internacional de profissionais do cinema, com mais de 15 mil participantes de todo o mundo. A cada edição, o evento apresenta mais de 1.500 exibições, 4 mil projetos em desenvolvimento e dezenas de eventos da indústria. A presença de São José dos Campos no evento reforça os esforços de internacionalização da produção audiovisual no estado e fortalece as políticas públicas de fomento à economia criativa.

SJC Film Commission

A Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo lançaram em abril deste ano o mais ousado programa de desenvolvimento do setor audiovisual da história da cidade.

A SJC Film Commission terá a missão de atrair e facilitar a produção de filmes, séries, documentários, clipes e outros produtos audiovisuais em solo joseense.

A iniciativa integra o Plano de Gestão 2025-2028. Essa novidade transforma o município em terreno fértil para indústria cinematográfica brasileira e mundial.

A SJC Film Commission, na prática, atua como facilitadora em toda a cadeia produtiva do cinema. O suporte inclui apoio técnico e logístico à produção, além da criação de banco de dados com profissionais e fornecedores, caso de hotéis, restaurantes, centros comerciais e empresas de diferentes segmentos.

Com esse lançamento, São José passa a ter um balcão de atendimento personalizado a produtores da cidade, de outros municípios do país e até do exterior, fornecendo auxílio em todas as frentes.

Um catálogo digital, disponível pela internet, vai apresentar cenários urbanos e rurais que poderão ser utilizados para a produção audiovisual cinematográfica, televisiva ou publicitária, incluindo tabela atualizada de custos e taxas relativas às filmagens e gravações.

A iniciativa servirá de estímulo à economia criativa, gerando emprego e renda para trabalhadores de São José dos Campos, já que haverá contratação de mão de obra local nas produções.

Esta é, portanto, uma oportunidade para que as empresas da cidade se estruturem e se profissionalizem, para que cresçam e se tornem cada vez mais competitivas no mercado do audiovisual.

A SJC Film Commission, instituída pelo decreto 19432/2023, é também uma política pública para promover cartões-postais e valorizar as características únicas de São José.


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×