Lucas Brito
Saúde
Colaborou o estagiário Vítor Burgatti
A queda nas temperaturas, típica dos meses mais frios do ano, aumenta os casos de gripe e outras síndromes respiratórias, impactando o atendimento em hospitais públicos e particulares de todo o país.
Para garantir mais comodidade e segurança aos pacientes, a Prefeitura de São José dos Campos implantou, na última segunda-feira (23), medidas específicas para tratar a população joseense na rede de saúde.
A principal recomendação é que pacientes com sintomas leves ou nos primeiros dias da síndrome gripal procurem atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve. Isso ajuda a evitar a sobrecarga das UPAs e hospitais, reservando esses serviços para os quadros clínicos mais graves, onde há triagem qualificada, separação de fluxos e leitos dedicados para casos respiratórios.
As unidades básicas estão preparadas para oferecer assistência com consultas médicas, prescrição de medicamentos e realização de encaminhamentos quando necessários, além de orientações sobre cuidados em casa e reforço da vacinação. Consulte os endereços, horários de funcionamento e telefones de cada unidade no site da Prefeitura.
Nesta primeira semana, os pacientes têm aprovado a iniciativa. Jéssica Martins, de 34 anos, levou a filha Maitê, de apenas nove meses, até a UBS Vila Paiva, na região norte da cidade. Ela mora no bairro vizinho e elogiou a estrutura e o acolhimento.
“É ótimo poder trazer minha filha aqui, ao invés de uma UPA ou hospital. É bem mais tranquilo, principalmente para crianças pequenas”, explica.
“Os médicos já conhecem a gente, o atendimento é mais rápido e humanizado”, destacou.
Jéssica e a filha Maitê durante consulta com pediatra | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A aposentada Ana Maria Rodrigues, de 68 anos, que mora na mesma rua da unidade, vinha convivendo com um forte resfriado nos últimos dias. “Achei maravilhosa essa iniciativa, fiquei surpresa e até aliviada, na verdade. Passei com a doutora, peguei os remédios e voltei para casa sem demora, muito prático”, contou.
Ana Maria, sendo examinada pela médica | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Em todos locais, as equipes estão preparadas para receber os pacientes, com estoque abastecido dos insumos e medicamentos necessários, como o Tamiflu, indicado para o tratamento da gripe causada pelos vírus influenza A e B em adultos e crianças.
Farmácias das unidades estão abastecidas com Tamiflu | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Vacinação
A imunização é a principal forma de prevenção contra o vírus da influenza, evitando complicações e o agravamento da doença. Em São José dos Campos, a cobertura vacinal está baixa: apenas 48,68% do grupo prioritário (gestantes, crianças e idosos) se imunizou.
A campanha, ampliada para toda a população a partir dos 6 meses de idade, prossegue de segunda a sexta-feira com todas as 40 UBSs Resolve e as 5 Unidades Avançadas abertas para vacinação, que se encerra uma hora antes do fechamento da unidade.
Para que a população tenha mais praticidade, a Prefeitura lançou o Vacina Rápida, serviço digital onde os munícipes podem conferir as 20 UBSs Resolve com atendimento mais ágil naquele momento. Além deste ranking, o tempo médio de qualquer UBS da cidade pode ser consultado pelo telefone 156, que continua disponível como canal de atendimento.
Desde 1º de abril até esta segunda-feira (30), 178.955 doses já foram aplicadas para todos os públicos no município.
Em 2025, a vacina contra o vírus influenza foi incorporada ao Calendário Básico de Vacinação, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
Além de tomar a vacina, é preciso adotar outros hábitos para se proteger, como:
MAIS NOTÍCIAS
Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.