Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania
Cerca de 500 alunos de 6 escolas municipais de ensino fundamental de São José dos Campos participaram na quarta-feira (23) da Tech Valley Summit, realizada pela Assecre (Associação das Empresas das Chácaras Reunidas). A feira ocorre no PIT (Parque de Inovação Tecnológica) até esta sexta-feira (25) e integra a programação de aniversário dos 258 anos da cidade.
Participaram da visita estudantes das escolas municipais Geraldo de Almeida, Emmanuel Antônio dos Santos, Rosa Tomita, Therezinha do Menino Jesus Soares do Nascimento, Mariana Teixeira Cornélio e Sebastiana Cobra.
Explorando estandes interativos, assistindo palestras e conhecendo de perto inovações que antes só viam em telas, o dia para estes alunos foi marcado por olhares curiosos, perguntas empolgadas e sonhos despertados. A experiência deixou marcas e muitas inspirações.
“A gente sempre ouve falar de tecnologia, mas aqui vi tudo acontecendo", contou Miguel Lobo, de 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Therezinha do Menino Jesus. "Estou aproveitando muito a experiência, estou em uma idade descobrindo a minha vocação e vou realmente usar aquilo eu sempre ouvi os meus pais dizendo, que ia precisar de um técnico, de um networking com as empresas e acredito que aqui é uma grande rede de oportunidades."
Miguel Lobo, entusiasmado em participar do Tech Valley Summit | Foto: PMSJC
No meio de painéis sobre transformação digital, mobilidade aérea urbana e robótica, o que mais chamou a atenção da aluna Maria Isabella, 14 anos, do 8º ano da Escola Sebastiana Cobra, foi pensar em como ela pode fazer parte desse cenário no futuro.
“O dia está sendo muito produtivo, aqui eu vou saber me localizar e discernir qual caminho seguir", disse. "Foram apresentadas várias propostas pra gente, palestras, cursos, e eu gostei muito, eu já tinha pensado em fazer o ensino médio junto com o curso técnico. Eu sei Libras e penso que quero fazer um pouco de cada coisa.”
Maria Isabella se inspira na ciência e na tecnologia | Foto: PMSJC
Para o diretor executivo da Assecre, Wagner Siqueira, a presença das escolas representa o propósito mais nobre do Summit. “Fizemos ao longo de 20 anos a Feissecre, que era uma feira de negócios e produtos da indústria. E após um período de pausa, voltamos com a Tech Valley. Desta vez, resolvemos contratar uma empresa de pesquisa que ouviu o mercado em vários pontos do Brasil e chegamos à Tech Valley Summit, que está dividida em 4 áreas."
Wagner destacou que no primeiro dia o foco foi a educação. "A ideia foi trazer os alunos do ensino fundamental III para eles conhecerem as dezenas de possibilidades de carreira. Hoje, existe uma falta grande de mão de obra qualificada no mercado, e a ideia é oferecer aos jovens o complemento daquilo que eles já recebem na escola, além de garantir qualificação.”
Wagner Siqueira, diretor executivo da Assecre | Foto: PMSJC
A Tech Valley Summit tem uma programação gratuita voltada para a indústria 4.0, sustentabilidade, educação e inclusão, com palestras, experiências imersivas, networking e conexões que mostram o potencial de São José dos Campos como referência nacional em inovação.
MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.