Fundhas e São José dos Campos são destaques em jornal japonês
25/07/2025 11:55
Reportagem mostrou exemplos na área de educação
Reportagem do Seikyo Shimbun mostrou exemplos na área de educação - Foto: Divulgação

Henrique Macedo
Fundhas

São José dos Campos e o trabalho da Prefeitura, por meio da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), foram destaques em uma ampla reportagem publicada pelo jornal japonês Seikyo Shimbun na edição do dia 16, que dedicou as páginas 1 e 2 para apresentar a cidade que une inovação tecnológica, inclusão social e educação com valores humanos.

O texto descreve São José como uma cidade economicamente forte e avançada, com um ecossistema de empresas e empreendedores inovadores, e ressalta que sua verdadeira riqueza está no compromisso com a justiça social e a igualdade de oportunidades por meio da educação.

Entre os destaques da reportagem está o trabalho realizado pelo Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), mantido pela Fundhas, que completou 25 anos de fundação em 2025. A escola oferece formação técnica gratuita em áreas como enfermagem, mecânica e química para jovens e adultos, com foco na transformação de vidas por meio da qualificação profissional.

A reportagem ressalta a presença simbólica da filosofia da criação de valor da Associação Soka Gakkai, que deu suporte para a inauguração da biblioteca (que leva o nome do fundador Daisaku Ikeda) quando o Cephas foi inaugurado, com a doação de livros, principalmente para o curso de enfermagem.

A matéria destaca, ainda, que São José dos Campos está na vanguarda ao implementar a chamada Educação 5.0 — que alia tecnologia à humanidade —, colocando o ser humano no centro do processo educacional, com foco na formação integral, inovação e solidariedade.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×