Festa surpresa ajuda criança a enfrentar a rotina hospitalar
25/07/2025 15:42
Lorenzo - Festa de Aniversário
O aniversário de Lorenzo foi um momento de alegria e cuidado afetuoso - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Saúde

Transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais leve e acolhedor faz parte da rotina do Hospital Municipal de São José dos Campos. Mantida pela Prefeitura em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), a unidade busca conciliar os cuidados médicos com gestos de carinho e empatia que fazem toda a diferença para os pacientes e familiares.

Nesta semana, o pequeno Lorenzo, de apenas 4 anos, foi surpreendido com uma festinha de aniversário organizada com muito afeto pela equipe multidisciplinar do setor de pediatria.

Diagnosticado com dermatite atópica, ele está internado desde o dia 11 de julho e possui diversas restrições alimentares. Ainda sem previsão de alta, o menino enfrenta uma rotina difícil ao lado da mãe, enquanto aguarda o término do tratamento.

Mesmo com tantas limitações, o aniversário não passou em branco. Com bolo, brigadeiro e docinhos preparados sem glúten, ovo, açúcar e lactose, a comemoração arrancou sorrisos de Lorenzo e emocionou a mãe, Ana Carolina Nunes Moraes, de 27 anos, moradora do Residencial Dom Bosco, na região leste da cidade. Também teve bexigas coloridas e presentes, como lápis de cor, bonequinhos, toalha de banho e pijama do Homem-Aranha. 

"Me derreti de emoção com tanto amor e carinho”, contou Ana Carolina. “Fiquei muito feliz, até chorei com a surpresa preparada para ele. Graças a Deus, o Lorenzo é muito amado por todos: pelos médicos, enfermeiros, equipe de apoio. Isso me dá conforto."

A dermatite atópica é uma inflamação crônica da pele que provoca ressecamento, coceira, placas e até feridas. Embora não seja contagiosa, pode ser desencadeada por diferentes fatores e é mais comum em crianças até 5 anos. 

No caso de Lorenzo, os primeiros sintomas surgiram quando ele tinha apenas um ano. Além das reações alérgicas, ele já enfrentou infecções secundárias, chegou a ser internado na UTI e segue sendo acompanhado por uma equipe especializada nas áreas de dermatologia, imunologia e nefrologia.

"Ele sempre comeu de tudo, conhece o gosto dos alimentos, mas agora não pode comer muitas coisas que gosta", lembrou a mãe. “Então, essa festinha surpresa foi importante para dar um ânimo para ele.“

Para a médica Carol Scarpa, coordenadora da pediatria do hospital, momentos como esse têm um papel fundamental no processo de recuperação.

"Mesmo diante de tantos desafios, proporcionar um momento de alegria e cuidado afetuoso ajuda a humanizar o atendimento e fortalece emocionalmente tanto a criança quanto a família", destacou a médica.


MAIS NOTÍCIAS
Saúde

×