Mais três empresas de São José recebem o certificado SIM
24/07/2025 15:17
Entrega Certificado SIM para Apax produção de mel no bairro Freitas
Produtores rurais mostram certificado de conformidade que garante a segurança sanitária dos alimentos produzidos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

José Roberto Amaral
Inovação e Desenvolvimento Econômico

Mais três empresas de São José dos Campos foram certificadas com o selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal), reforçando o compromisso do município com a qualidade sanitária e a valorização dos produtores locais.

A entrega dos registros foi feita pela Prefeitura nos últimos dias, elevando para 14 o número de empreendimentos certificados desde abril de 2021, quando o programa foi retomado.

Entre as novas certificadas está a Apax, uma associação formada por 15 pequenos produtores rurais da região norte de São José dos Campos, que recebeu o certificado de conformidade municipal no dia 18 de julho.

Segundo o presidente da entidade, Satiro Nozaki, o objetivo é ampliar os negócios com o fortalecimento das vendas, especialmente de produtos derivados do mel, como mel in natura, própolis, geleia real e hidromel.

“O certificado é importante porque regularizamos nossa situação e, assim, poderemos vender nossos produtos com mais tranquilidade. Isso traz mais segurança para os produtores e também para os consumidores, que se sentirão mais confiantes ao adquirir nossos produtos”, destacou Nozaki.

Outra empresa que passou a integrar o programa é a Silva e Barbosa Comércio de Alimentos Ltda, localizada na Avenida Juca Carvalho, na Vila São Geraldo.

A terceira empresa a conquistar o certificado foi o Empório Rocha, no Jardim Nova Flórida, sob a gestão de Juliana dos Santos Tondin, que recebeu o registro nº 33.

Produtos da Apax certificados com selo SIM / Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Garantia de qualidade

O SIM é uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos que tem como objetivo garantir a segurança sanitária dos alimentos produzidos e comercializados na cidade.

Além disso, a certificação estimula o empreendedorismo local e fortalece a economia, especialmente a cadeia da agroindústria familiar.

Com a certificação, os empreendimentos atestam que seus processos atendem rigorosamente às normas dos órgãos de vigilância sanitária, o que amplia a confiança dos consumidores nos produtos locais.

Desde sua criação, o SIM já contemplou empresas dos segmentos de laticínios, mel, carnes, ovos, embutidos, entre outros.

Com as novas certificações, o programa segue fortalecendo a produção joseense, gerando empregos e impulsionando novas oportunidades de mercado para pequenos e médios produtores.


MAIS NOTÍCIAS
Inovação e Desenvolvimento Econômico

×