Com baixa no estoque, hospital busca mais doadoras de leite
Atualizado em 22/07/2025 - 15:00
cv__7290_claudio_vieira.jpg
O Banco de Leite fornece leite materno para mais de 100 bebês internados em UTIs púbicas e privadas - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Saúde

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), está necessitando de mais doadoras para regularizar o estoque do seu banco de leite humano.

O banco de leite do HM, único de São José dos Campos, atende as UTIs neonatais do município, públicas e privadas.

O Banco de Leite fornece leite materno para mais de 100 bebês internados em UTIs da cidade, públicas e particulares. A média de produção é de 90 litros por mês.

"Em alguns meses do ano, o número de doadoras oscila, principalmente em férias escolares ou festas de final do ano. Por isso é importante que mais mães que tenham sobra de leite, façam a doação. Neste momento houve uma queda de 50% no número de doadoras e isso acende um sinal de alerta", disse a enfermeira Helen Faria, responsável técnica do Banco de Leite.

O primeiro passo para a doação é ligar para o Banco de Leite de São José (3901-3507) para se cadastrar e receber orientações iniciais. A próxima etapa é a visita da equipe do Banco na casa da possível doadora para conversar e coletar sangue para exames laboratoriais. Somente após a constatação de que a mãe é uma pessoa saudável começa a coleta. 

A equipe leva potes, máscaras e toucas para a casa da doadora e passa para recolher o leite após 7 dias. As mães recebem todas as instruções para fazer o processo dentro dos padrões de higiene exigidos.

Atualmente, o banco de leite conta com 75 doadoras, 20 a menos do que o mês passado.

Além de entregar o kit para doação e coletar o leite na casa das doadoras, o banco de leite do Hospital Municipal é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O leite passa por uma seleção, classificação, processamento e controle de qualidade. 

O leite materno é fundamental para o recém-nascido, em especial para os prematuros, porque promove o desenvolvimento saudável da criança e proteção imunológica. 

Para doar é preciso estar amamentando e ter leite excedente, ou seja, a mãe precisa amamentar o seu bebê primeiro e, só depois, tirar o excedente para a doação. A doadora realiza uma série de exames para garantir que pode doar.

O banco de leite atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h nas dependências do Ambulatório da Mulher. 

As interessadas em doar leite podem entrar em contato através do telefone (12) 3901-3507. O Hospital Municipal fica na Rua Saigiro Nakamura, 800, Vila Industrial.


MAIS NOTÍCIAS
Saúde

×