Região leste terá Operação Casa Limpa no sábado
Atualizado em 17/07/2025 - 16:15
img_9542_claudio_vieira.jpg
Atividade reforça os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Lucas Brito
Saúde

Colaborou o estagiário Vítor Burgatti

A próxima parada da Operação Casa Limpa, uma das estratégias da Prefeitura de São José dos Campos no combate à dengue, será neste sábado (19), na zona leste da cidade.

Das 7h às 12h, os moradores devem deixar em frente de casa os itens que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, para que sejam recolhidos pelos caminhões que vão circular pelos bairros Jardim Diamante, Vista Verde e Jardim Motorama.

Entre os objetos coletados estão latas, potes, pneus, garrafas, lonas, vasos sanitários, baldes, tambores, piscinas desmontáveis e quaisquer outros que possam acumular água.

No último sábado (12), a região sul recebeu a 26ª edição da operação. Foram apanhados 1.100 quilos de materiais, somando cerca de 25 toneladas em 2025, nas mobilizações realizadas em diferentes regiões do município.

É importante reforçar que restos de construções, móveis e madeiras não são retirados e devem ser entregues nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).

Todos contra a dengue

Com base nos dados da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), a Prefeitura avalia e ajusta as medidas adotadas, redirecionando ações conforme a necessidade de cada região.

A atividade acontece de segunda a sexta-feira, e a programação diária pode ser acompanhada pelo site oficial, junto com as demais iniciativas de controle e prevenção executadas.

Mesmo com a chegada do inverno e a queda das temperaturas, é fundamental que a população mantenha os cuidados dentro de casa. A colaboração de todos na prevenção é muito importante para impedir uma nova epidemia.

Evite o uso de pratinhos embaixo das plantas, não acumule entulho e lixo, mantenha bem tampados os reservatórios e caixas-d'água. Confira mais orientações para eliminar criadouros.

Caso identifique qualquer possível foco do mosquito, entre em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).


MAIS NOTÍCIAS
Saúde

×