Times do Atleta Cidadão treinam para brilhar nos Jogos Regionais
Atualizado em 03/07/2025 - 13:03
Treino do Basquete Atleta Cidadão
Base do basquete masculino está motivada para manter o título da competição - Foto: PMSJC

Claudio Ferreira Ribeiro
Esporte e Qualidade de Vida

Colaborou a estagiária Mirella Ramos Ferreira

Integrantes do programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura, vão representar São José dos Campos em 15 modalidades nos Jogos Regionais, que começam nesta sexta-feira (4) e vão até o dia 13. Nesta semana, as equipes femininas e masculinas da base estão treinando com dedicação para manter a hegemonia e conquistar em casa o 12º título seguido.

Confira a página especial da competição

Vôlei feminino

Com o objetivo de manter o protagonismo, o voleibol feminino – que estreia contra Santa Branca na sexta-feira (4), às 18h, no Sesi – aposta em uma equipe forte e bem preparada para a competição deste ano. Entre as destaques, está Bárbara Terra, de 20 anos, recém-chegada à equipe e cheia de motivação para defender a delegação joseense.

“É muito importante pra mim, já participei de alguns Jogos Regionais, mas desta vez foi algo inesperado”, disse a oposta, que antes atuava no Vila Nova, de Goiânia. “Eu estava passando por uma temporada conturbada e vir representar São José, que é o atual campeão, é muito significativo para a minha carreira. Também porque é um time forte, preparado. Acredito que vamos conquistar bons resultados.”

Emocionada, Bárbara conta que a referência dela é Fernanda Garay, uma das maiores jogadoras da história do vôlei nacional. “Ela também é do Sul e é uma ponteira incrível. Acompanho sua trajetória desde as Olimpíadas e dos tempos em que jogava na Sogipa, clube onde também tive a oportunidade de atuar. Sempre que vejo o caminho que ela trilhou, me inspiro e me esforço para tentar ser, pelo menos, 20% do que ela foi.”

Do lado de fora da quadra, quem também acredita no potencial da equipe é o técnico André Tondato, há 8 anos no Atleta Cidadão. Ex-atleta do São José, ele retornou à cidade para assumir o desafio de formar novos talentos.

“As expectativas para os Jogos são as melhores, estamos sempre brigando pelas primeiras posições”, afirmou o treinador. “As equipes mais fortes são Guarulhos, que enfrentamos durante o Campeonato Paulista, e São Sebastião, que, até onde sei, contratou algumas atletas especialmente para os Jogos. Sabemos que é uma competição importante tanto para nós quanto para a Prefeitura, e por isso já estamos nos preparando há seis meses.”

Meninas do vôlei estão focadas para a estreia | Foto: PMSJC

Basquete masculino

O basquete masculino do programa, que entra em quadra na próxima semana (data a ser definida), intensificou a preparação para os Jogos Regionais. Nos treinos, os atletas vem demonstrando disciplina, dedicação e entrosamento, refletindo o alto nível de competitividade do grupo, que buscará mais um título regional contando com o apoio da torcida.

À frente da equipe está o técnico Pedro Henrique de Oliveira, que conhece o Atleta Cidadão, no qual começou como atleta, desde o centro das quadras. Hoje ele também coordena as categorias de base da modalidade.

“É uma referência no Brasil inteiro”, acentua o comandante, que destaca o papel transformador do programa na vida dos jovens. “Muita gente nos procura para saber como funciona. Ele não forma apenas atletas – ele forma cidadãos, boas pessoas. A gente preza pela evolução dos meninos como jogadores, mas também como seres humanos: trabalho em equipe, convivência em grupo, responsabilidade – tudo isso o esporte ensina.”

Sobre a próxima competição, o treinador está otimista. O time é o atual campeão paulista sub-20, e no ano passado ganhou a medalha de ouro nos Regionais e Jogos Abertos do Interior. “Nossa expectativa é muito boa. Mantivemos a mesma base, com atletas experientes e acostumados a jogar juntos. E, por ser em São José, teremos o apoio das famílias e dos torcedores. Estamos animados e vamos em busca de mais um título.”

Um dos expoentes do quinteto joseense é o armador Gabriel Pedrosa, de 21 anos, que integra o Atleta Cidadão desde os 11. Com uma década de carreira, ele acumula passagens por importantes torneios nacionais.

Gabriel participa do Campeonato Paulista desde os 12 anos. Aos 17, disputou a LDB. E, na última temporada, fez parte da equipe adulta no NBB e Estadual. “O atleta que mais admiro é o LeBron James, pela longevidade e pela forma como ele trata o esporte e toda a comunidade ao redor”, disse Gabriel.

Gabriel está há 10 anos no programa | Foto: PMSJC


MAIS NOTÍCIAS
Esporte e Qualidade de Vida

×