Programa Certifica Cephas forma nova turma
03/07/2025 11:00
Profissionais de diferentes áreas receberam os certificados
Profissionais de diferentes áreas receberam os certificados do programa da Fundhas - Foto: PMSJC

Henrique Macedo
Fundhas

Uma cerimônia no auditório do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), nesta quarta-feira (2), acolheu a turma que participou do Programa Certifica Cephas.

O Certifica avalia, reconhece e certifica profissionais de São José dos Campos que já exercem determinadas atividades e necessitam da certificação para exercício profissional, inserção ou reinserção no mercado de trabalho. A ação está prevista no Plano de Governo Municipal 2025/2028.

Foram certificados cuidador de idoso, recreador, eletricista predial, recepcionista e assistente administrativo.

Alunas exibem satisfeitas os certificados do programa | Foto: PMSJC

O sonho de ter um certificado profissional virou realidade para os profissionais de diferentes áreas que receberam os certificados válidos pelo MEC (Ministério da Educação).

Processo

Para obterem a certificação, os candidatos passaram por etapas de avaliação, iniciando com uma entrevista para levantamento da história profissional e educacional. Em seguida, foram feitas atividades teóricas e práticas para verificar as competências profissionais.

Cada candidato teve acompanhamento individual para avaliar o desempenho das atividades.

Sonho alcançado

Leandro Santos já trabalha com a área de elétrica há muitos anos. Para ele, o certificado é um diferencial. “Vai ser muito bom, já está abrindo portas. A certificação faz falta, as empresas sempre pedem”, afirmou.

“Me especializei na área de idosos, mas faltava a certificação. Hoje, tanto empresas quanto particulares pedem um certificado, então eu precisava formalizar. Vai facilitar muito”, contou Taís Campos, que é cuidadora de idosos.

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×