35º Festidança receberá corpo de jurados de todo o país
Atualizado em 28/08/2025 - 12:28
Festidança - 2024
Apresentação realizada na edição de 2024; corpo de jurados vai avaliar os espetáculos do festival - Foto: Paulo Amaral/FCCR

João Paulo Sardinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

*Colaborou a estagiária Giovanna Morais.

São José dos Campos receberá, entre os dias 5 e 13 de setembro, profissionais da dança de todo o país para serem jurados e comentaristas no 35° Festidança, um dos maiores festivais do gênero no Brasil. 

Serão nove jurados e quatro comentaristas com reconhecimento na área. O corpo de analistas vai avaliar os espetáculos do festival, que carrega o tema “Cidade em Movimento”. Saiba quem são abaixo. 

A novidade, neste ano, é a volta ao formato competitivo, com o objetivo de incentivar a criação coreográfica e o intercâmbio cultural de profissionais de todo o território nacional.

A abertura do evento, marcada para 5 de setembro, às 20h, levará ao palco do Teatro Municipal dois espetáculos grandiosos: “Batucada” (Ballet Stagium) e “Samba e Amor” (Cia de Dança de São José dos Campos).

O encerramento, no dia 13 de setembro, às 20h, promete lotar o Teatro Municipal com “A lenda das Cataratas”, da Curitiba Cia de Dança. 

A 35ª edição do Festidança é realizada pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com promoção da rádio Jovem Pan FM. 

Jurados

Victor Ciattei

Victor Ciattei é formado em dança e artes. Foi professor da Escola Estadual Maria Olenewa (Theatro Municipal do Rio de Janeiro), e atualmente é coordenador da Âmbar + Ana Botafogo, diretor do Curso Cultura Experience, Festival Nacional de Niterói, Prêmio internacional Brasil em Dança e Congresso Brasil em Dança. Atua como professor e júri convidado de festivais de renome como Fendafor e Youth American Grand Prix, entre outros.

Weverton de Lima Aguiar

Professor, ensaiador, remontador e coreógrafo, trabalha há 10 anos no Ballet Paraisópolis e desde 2021 na Cia Ballet Paraisópolis, ano de sua fundação.

Vinícius Rodrigues Anselmo

Vinícius Anselmo é bailarino, coreógrafo, curador e diretor artístico com experiência nacional e internacional. Atuou no Ballet Stagium, Stacatto SP e Albany Berkshire Company (EUA). Aperfeiçoou-se em Paris em composição coreográfica de Jiří Kylián, Ohad Naharin, Crystal Pite e Sharon Eyal. Premiado no Tanzolymp (Alemanha), YAGP (Nova York) e Festival de Joinville, foi diretor do Ballet Educart por 12 anos. Coreografou para a São Paulo Companhia de Dança e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Pesquisador da técnica Gaga, dirige o Corpo Estável de Dança de São Sebastião e a Intuição Cia de Dança.

Harry Gavlar

Harry Gavlar é Bailarino do Balé da Cidade de São Paulo formado em fisioterapia e no Método GYROTONIC. Proprietário da Clínica Espirale Fisioterapia e Movimento, trabalha como orientador de movimento e ministra cursos para bailarinos e professores com base na biomecânica saudável aplicada a Biotensegridade do Corpo.

Fernando Lima

Fernando Lima é diretor, professor e coreógrafo de jazz e dança contemporânea, com carreira premiada no Brasil e no exterior. Dirige o Grupo e o Centro de Dança Fernando Lima, criou obras para o Teatro Bolshoi no Brasil e é bicampeão do Festival de Dança de Joinville.

Renato Vieira

Renato Vieira é coreógrafo, diretor e professor com carreira marcante na dança, teatro, TV e cinema. Fundador da Renato Vieira Cia de Dança, criou obras premiadas no Brasil e no exterior, assinou coreografias para grandes companhias e musicais, dirigiu comissões de frente no carnaval carioca e recebeu diversos prêmios pelo conjunto de sua obra.

André Rockmaster

André Rockmaster é bailarino, coreógrafo e DJ, referência nas danças urbanas no Brasil e América Latina. Pioneiro no house dance e waacking no país, é fundador do Grupo Peso Zero, campeão mundial no World Street Dance (França, 2013) e já representou o Brasil em eventos internacionais. Atua como professor, jurado e preparador da seleção brasileira de dançarinos, levando sua arte e pesquisa para festivais, workshops e palcos em diversos países.

Lucas Bazanella

Lucas Bazanella, de Itatiba-SP, é especialista em sapateado americano, tricampeão no Festival de Dança de Joinville e embaixador da Capezio. Com formação no Conservatório Carlos Gomes e experiência em festivais nacionais e internacionais, atua como professor, jurado e performer no Brasil e no exterior.

Ciça Veronese

Ciça Veronese, formada em Educação Física e especialista em Psicomotricidade, é professora e ex-gerente administrativa da Casa da Dança Tati Sanchis. Curadora da SPED, atua como professora e jurada em eventos de dança pelo Brasil. Estuda Danças Urbanas há mais de 20 anos, com foco em Hip Hop Dance. Coreografou obras como "O Quebra Nozes no Mundo dos Sonhos" e temporadas do programa The Masked Singer Brasil.

Comentaristas

Cássia Navas (Programa Qualificação em Dança / CULTSP PRO)

Professora colaboradora da UNICAMP, doutora em Dança/Semiótica e autora de obras e pesquisas sobre dança no Brasil e no exterior. Atuou como curadora, consultora e integrante de conselhos e comissões culturais nacionais e internacionais. Atualmente coordena o Programa de Qualificação em Dança do CultSP Pro.

Samuel Kavalerski (Programa Qualificação em Dança / CULTSP PRO)

Artista que transita entre dança, teatro, artes visuais e literatura, com atuação como intérprete, criador e educador. Supervisor Artístico do Programa de Qualificação em Dança (CULTSP PRO/IDG), possui experiência em direção, assistência e atuação em importantes companhias e produções. Ex-solista da São Paulo Cia. de Dança, é autor do livro Epilepsia: Uma Fábula, contemplado pelo edital Minha Biblioteca (2023).

Cristiano Karnas

Bailarino formado no Estúdio Nova Dança e ator pela Escola de Arte Dramática da USP, é também professor, preparador corporal, diretor de movimento e coreógrafo. Pioneiro do Contato Improvisação no Brasil, integra a Cia Nova Dança 4 há 28 anos. Colaborou com grandes nomes e companhias, atuando e ensinando em diversos países. Desde 2023, vive entre Brasil e Canadá, onde desenvolve o projeto vck – Bridging Beings com Valerie Curro Khayat.

Marcella Arnulf

Pós-graduada em Direção e graduada em Artes Cênicas, é roteirista, diretora e fundadora da escola Master Shot, com projetos premiados no Brasil e no exterior. Atualmente dirige o projeto Novas Vozes e lidera produções contempladas por editais como ProAC e Lei Paulo Gustavo. Assina curtas, séries, filmes-arte e obras exibidas em festivais nacionais e internacionais.


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×