José Roberto Amaral
Urbanismo e Sustentabilidade
O Dia Nacional do Muriqui – maior primata das Américas e símbolo da Mata Atlântica – foi celebrado nesta quarta-feira (27) pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral Mercedes Rachid, no distrito de São Francisco Xavier.
A região abriga uma das maiores populações de muriquis-do-sul (Brachyteles arachnoides) do país, espécie ameaçada de extinção que depende de grandes áreas florestais para sobreviver.
A programação aberta à comunidade acontece no ginásio da escola, com a apresentação de uma leitura encenada pela Cia Teatro de Coxia, formada por artistas locais e estudantes.
A peça é inspirada em um livro da autora joseense Sílvia Regina Cabral que conta a história de um menino que conversa com macacos.
A obra, também disponível em versão digital gratuita, nasceu da adaptação de um espetáculo apresentado há mais de 20 anos nas escolas municipais e ressalta a importância da preservação das florestas e do ecoturismo responsável. Acesse o link para baixar o e-book gratuito.
O livro Aventuras em São Chico inspira peças há mais de 20 anos | Foto: PMSJC
Programa Primatas
A iniciativa de celebrar o Dia Nacional do Muriqui integra as ações do Programa Primatas, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com instituições públicas e privadas.
O projeto reúne pesquisa científica, ações educativas, ordenamento do turismo e manejo de espécies e ambientes, com o objetivo de proteger a biodiversidade e garantir a sobrevivência de populações de primatas na região.
MAIS NOTÍCIAS
Urbanismo e Sustentabilidade
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.