Colheita em horta comunitária reforça saúde e sustentabilidade
Atualizado em 26/08/2025 - 12:05
Colheita na horta comunitária da UBS Dom Pedro
Projeto na UBS Dom Pedro incentiva hábitos saudáveis, bem-estar e beneficia famílias - Foto: PMSJC

Lucas Brito
Saúde

Colaborou o estagiário Vítor Burgatti

Na UBS Dom Pedro, na região sul, os pacientes estão acostumados a sair da unidade com receitas e medicamentos. Mas, no último dia 13 de agosto, o cuidado veio de outra forma: direto da terra.

Em vez de comprimidos, foram levados para casa pés fresquinhos de alface roxa e lisa — 180 no total — plantados com carinho na horta comunitária da unidade e distribuídos entre os frequentadores. Cerca de 90 pessoas foram beneficiadas, levando também ervas frescas para casa, como manjericão e cebolinha.

A iniciativa, resultado da parceria entre as Secretarias de Saúde e de Urbanismo e Sustentabilidade, transforma um simples espaço de cultivo em um ponto de encontro, aprendizado e acolhimento. Funcionários e usuários da UBS cuidam juntos dos canteiros durante a semana, e cada colheita se torna também uma celebração da vida em comunidade.

Mais do que hortaliças, o projeto oferece bem-estar, prevenção, equilíbrio e pertencimento. O contato com a terra ajuda a aliviar o estresse, fortalece os vínculos e traz um sabor especial para a mesa das famílias. É saúde física e emocional florescendo lado a lado.

Com acompanhamento técnico da Prefeitura, os canteiros são manejados de forma sustentável, utilizando técnicas como compostagem, rotação de culturas, uso de repelentes naturais e incentivo ao consumo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), como dente-de-leão e almeirão-roxo.


Frequentadores da UBS Dom Pedro durante a colheita | Foto: PMSJC

Hortas Urbanas

Desde 2009, a Prefeitura de São José dos Campos desenvolve o programa Hortas Urbanas, que parte do princípio de que podem ser cultivadas em pequenos espaços. 

Elas proporcionam segurança alimentar, educação ambiental e mobilização social. Mais do que útil e saudável, é uma atividade prazerosa junto à natureza e que busca também proporcionar o bem-estar físico e mental a partir do resgate do contato com a terra.

O programa já instalou mais de 80 hortas, espalhadas em escolas, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial em Saúde Mental) e CRASs (Centros de Referência de Assistência Social). As hortas urbanas também ampliam as superfícies permeáveis da cidade, contribuindo para a macrodrenagem.

A população pode solicitar hortas por meio do 156, ou entrando em contato com o telefone (12) 3947-8727.

De maneira geral são plantadas hortaliças como alface, couve, cebolinha; chás como hortelã, poejo e melissa; e Pancs como capuchinha, peixinho e almeirão-roxo.


MAIS NOTÍCIAS
Saúde

×