Henrique Macedo
Fundhas
Uma nova etapa começou para 150 jovens de São José dos Campos nesta segunda-feira (18). Eles foram selecionados para o Agente Cidadão, programa da Prefeitura de São José dos Campos, organizado pelo Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).
Durante evento no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, os novos agentes foram recebidos por autoridades, funcionários do Cephas, familiares e colegas.
A jovem Juliana dos Santos, de 19 anos, participou do programa em 2024 e deu um testemunho que encorajou a nova turma.
“Fiquei dois meses no Agente Cidadão, na área administrativa da Fundhas, e logo fui chamada para trabalhar numa empresa da área espacial como aprendiz. Foi bom, valeu muito a pena ter passado por essa experiência, cresci profissionalmente”, contou.
Juliana partilhou sua trajetória e inspirou os presentes | Foto: PMSJC
Alexander Gonçalves, de 19 anos, vai trabalhar no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Para ele, ser selecionado no Agente Cidadão foi uma conquista. “Estou muito feliz de ter sido chamado, vai ser uma ótima oportunidade de ganhar experiência”, afirmou.
Alexander vai trabalhar no PAT | Foto: PMSJC
O conselheiro tutelar Alessandro Mirachi estava orgulhoso em dose dupla. As filhas gêmeas Juliana e Mariana foram selecionadas para o programa. “É a oportunidade que falta e que a gente tem agora por meio da Prefeitura e da Fundhas”, disse.
Alessandro ao lado das filhas gêmeas Juliana e Mariana | Foto: PMSJC
Etapas
Na terça-feira (19), os aprovados passarão por um rápido treinamento na sede da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), no Parque Industrial, e na quarta (20) já estarão em seus postos de trabalho.
Capacitação
Implantado em julho de 2022, o programa Agente Cidadão já beneficiou mais de 500 adolescentes e jovens de 16 a 19 anos.
Durante seis meses, eles realizam atividades práticas de apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da administração municipal quatro dias da semana, por quatro horas.
Uma vez por semana é oferecida qualificação profissional através de cursos do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). Para o apoio necessário, o programa prevê contrapartida financeira no valor de R$400 por mês, vale-transporte e uniforme.
MAIS NOTÍCIAS
Fundhas
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.