José Roberto Amaral
Urbanismo e Sustentabilidade
O portal Geosanja, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos, atingiu em julho a marca de 1.020.425 acessos desde o lançamento, em outubro de 2019.
Só em 2025, a previsão é de 408.206 visitas, consolidando o crescimento acelerado da plataforma – que começou com 7.254 acessos em 2021 e já soma resultados expressivos, com 372.088 registros no ano passado.
Além do sucesso junto ao público, o Geosanja se diferencia nacionalmente. É o único sistema municipal entre 11 cidades comparadas, incluindo capitais, que atende a todos os requisitos de usabilidade, abertura de dados e diversidade de informações.
O levantamento considerou critérios como desenvolvimento interno pela equipe da própria prefeitura, uso de software livre, funcionamento sem custos adicionais aos cofres públicos, exportação de dados em múltiplos formatos, interface adaptada para dispositivos móveis, acervo histórico de imagens e acesso aberto sem necessidade de cadastro.
A plataforma oferece um vasto conjunto de informações geográficas e temáticas sobre São José dos Campos, permitindo que o cidadão localize escolas municipais, unidades de saúde, feiras livres, pontos de ônibus, ciclovias e até árvores cadastradas com QR code.
Também é possível acompanhar o andamento de obras públicas pelo recurso De Olho na Obra e utilizar ferramentas avançadas de medição, comparação de camadas e ajuste de transparência em mapas.
O projeto foi planejado, programado e é mantido pela equipe técnica da Prefeitura, em parceria com a Assessoria de Geoprocessamento, garantindo autonomia para ajustes e evolução constante do sistema.
O desenvolvimento com base em ferramentas de código aberto elimina custos com licenças e permite criar soluções sob medida para as necessidades da população.
Aprimoramento
Nos últimos anos, o Geosanja tem passado por um processo constante de modernização, fruto de parcerias estratégicas voltadas à inovação. A mais recente delas foi viabilizada pela Prefeitura, por meio do CMDU/FMDU (Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano), com a contratação da Funcate (Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais).
A instituição será responsável pela implantação de novas tecnologias na plataforma, incorporando recursos mais avançados, aprimorando o desempenho e ampliando as possibilidades de uso para cidadãos, pesquisadores e gestores públicos.
Para os próximos meses, está prevista a continuidade desses investimentos, com a chegada de novas funcionalidades, atualização contínua de dados e melhorias na experiência de navegação. O objetivo é tornar o Geosanja ainda mais completo, fortalecendo o papel dele como ferramenta de transparência, planejamento urbano e gestão territorial.
Conheça o Geosanja aqui.
MAIS NOTÍCIAS
Urbanismo e Sustentabilidade
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.