Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania
Com foco no desenvolvimento de competências de liderança, diretores e a equipe técnica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede de ensino municipal de São José dos Campos participaram, nesta semana, de uma capacitação voltada para o reconhecimento de perfis comportamentais e melhoria da comunicação interpessoal.
A formação teve como base a Teoria DISC, criada a partir dos estudos do psicólogo William Moulton Marston. A ferramenta classifica os estilos comportamentais em quatro perfis — Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade — e tem sido aplicada em diversos contextos profissionais para ampliar a eficácia da comunicação e da liderança.
Ao entender os diferentes perfis, os profissionais da educação desenvolvem o que se chama de liderança adaptativa, que é a habilidade de ajustar o próprio estilo de liderança conforme as características e necessidades das pessoas com quem se relacionam. Mais do que uma técnica, trata-se de uma ampliação da inteligência emocional e comportamental, essencial para a construção de relações mais produtivas e ambientes de trabalho mais colaborativos.
Segundo a equipe que organizou o treinamento, "liderar é ir além dos indicadores de resultados, desenvolver as pessoas e, juntos, alcançar os resultados. Afinal, tudo é sobre pessoas. O líder tem papel fundamental em auxiliar no desenvolvimento das soft skills dos seus liderados, é olhar de forma individualizada para cada um".
Durante o encontro, os participantes puderam refletir sobre os próprios estilos de atuação, identificar pontos fortes e aspectos a desenvolver, além de pensar nas estratégias para formar equipes mais engajadas e preparadas para os desafios do cotidiano escolar.
“Trazer as lideranças escolares para reflexão acerca de comportamento humano, valores e ética profissional é extremamente necessário a todo tempo. Toda a comunidade escolar ganha quando o líder investe em autoconhecimento”, afirmou Claudia Khouri, diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação e Cidadania.
“Esse momento foi muito importante para fortalecer a escuta ativa, o respeito às individualidades e o olhar empático dentro da equipe escolar. Tudo isso se reflete na qualidade da convivência e no cuidado com as crianças”, destacou Francilene Silvério, diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria.
A capacitação faz parte das ações contínuas da Prefeitura para o aprimoramento da gestão escolar e o fortalecimento das competências socioemocionais dos profissionais da rede de ensino e lideranças.
MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.