Adoção de Áreas Verdes gera economia à Prefeitura
Atualizado em 06/08/2025 - 15:10
Área de Preservação Cintia Aiko Kumagai que é mantida pela empresa RDC Construtora e Incorporadora. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 05-08-2025
Áreas verdes podem ser adotadas por pessoa física ou privada; parceria contribui para cuidado com espaços públicos em todas as regiões - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rosi Masiero
Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos economizou R$ 530 mil nos gastos com zeladoria de áreas verdes no período de janeiro a julho de 2025. A economia é resultado do Programa de Adoção de Áreas Verdes, que conta com 91 espaços já adotados, além de 21 processos em análise.

Adotar áreas verdes é benéfico para a cidade e para os adotantes. Além de reduzir os custos de manutenção, a iniciativa estimula a participação social nos cuidados com os espaços públicos e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população.

O programa, que envolve empresas privadas e cidadãos, valoriza a cidade com ações de embelezamento e sustentabilidade, ao permitir que praças, parques, canteiros e rotatórias sejam adotados por terceiros em troca da divulgação de seus nomes.

Atualmente, o programa concentra 73 canteiros e 18 praças, totalizando 288 mil metros quadrados de áreas adotadas.


Adotar áreas verdes é benéfico para a cidade e para os adotantes | Foto: Cláudio Vieira/ PMSJC 

Benefícios

Essa parceria entre o setor público e privado gera diversos benefícios para a comunidade e os adotantes. A iniciativa fortalece os laços comunitários, melhora os espaços comuns, promove a conservação ambiental e o paisagismo. A adoção valoriza a região e oferece vantagens de marketing para quem participa.

Como adotar

O programa de Adoção de Áreas Verdes estabelece uma parceria entre a Prefeitura, munícipes e a iniciativa privada. O responsável pela adoção realiza a manutenção integral do espaço público e de seus equipamentos, fornecendo mão de obra, material e insumos. Como contrapartida, é permitida a afixação de placas padronizadas com a divulgação do negócio. Os locais que podem ser adotados incluem praças, parques, centros poliesportivos e canteiros centrais de ruas e avenidas.

O programa está previsto na Lei nº 9.640, de 19 de dezembro de 2017, e no Decreto nº 17.964, de 14 de setembro de 2018.

Para informações sobre documentação e áreas disponíveis, acesse o site sjc.sp.gov.br ou ligue para 3945-9505.


A zeladoria da cidade resulta de ações públicas e conscientização da população | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC


MAIS NOTÍCIAS
Manutenção da Cidade

×